
Jornal "O Impacto"
Diante da indefinição administrativa em que o município de Santarém se encontra, depois da cassação do registro de candidatura da ex-prefeita Maria do Carmo, em dezembro último, o titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Dr. Everaldo Martins Filho, culpa o deputado federal Joaquim de Lira Maia pela atual crise política de Santarém. Para Everaldo Martins, o deputado Lira Maia no último pleito se tornou o principal perseguidor tanto da Prefeita reeleita Maria do Carmo, quanto do presidente Lula, em Brasília, o que segundo ele, foi o fator responsável pela crise política de Santarém. O Secretário analisou que, mesmo que Maria do Carmo tendo sido vítima de injustiça cometida pela base aliada dos Democratas, ainda tem muitas chances de reassumir o cago de Prefeita de Santarém. Veja a entrevista na íntegra.
Jornal O Impacto: Quais as ações que a Seplan pretende fazer em Santarém a partir deste mês de janeiro?Everaldo Martins: Depois de ter empenhado alguns recursos em Brasília para continuar obras de infraestrutura urbana, como alguns projetos na área de educação e de saúde, o que temos que fazer agora é batalhar para tirar esse orçamento durante o ano de 2009, para que possamos aplicá-lo, principalmente em um primeiro momento, em obras de infraestrutura urbana, como a duplicação da rodovia Fernando Guilhon, que deve ser continuada mais 1.300 metros e, também duplicada, o bosque Vera Paz que vamos construir em um terreno na CDP, cuja área foi repassada para a Prefeitura, além de vias que serão asfaltadas e a continuidade do terminal hidroviário de cargas e passageiros que está sendo construído no bairro da Prainha, para ver se terminamos até o final de 2009, ou meados de 2010.
Jornal O Impacto: Em relação ao quadro político de Santarém, a ex-prefeita Maria do Carmo, deve reassumir o cargo?
Jornal O Impacto: Em relação ao quadro político de Santarém, a ex-prefeita Maria do Carmo, deve reassumir o cargo?
Everaldo Martins: A prefeita Maria do Carmo está sendo vítima de injustiça, porque estava no cargo em 2008 quando foi candidata ao pleito e, a Constituição Brasileira, através de uma emenda da época do presidente Fernando Henrique, garante a reeleição. Infelizmente tem uma outra emenda posterior que diz que membros do Ministério Público não podem assumir o cargo de Prefeito. Ganhamos em primeira instância em Santarém e, em uma segunda no TRE, mas infelizmente perdemos na terceira já no TSE. Estamos recorrendo ao STF, onde a gente espera que exista bom senso e que ela seja vitoriosa, pois está sendo vítima de perseguição do deputado federal Lira Maia. Ele persegue, inclusive, o presidente Lula em Brasília, vota contra todos os projetos da Presidência. Portanto, não tem sido parceiro do governo federal no desenvolvimento desse País, na inclusão social e, infelizmente agora se volta para perseguir a prefeita Maria do Carmo. Lamentamos profundamente que o Município esteja vivendo esse momento de insegurança política, por causa dessa perseguição do Lira Maia.
Jornal O Impacto: Como o senhor analisa a “turbulência” que a administração pública de Santarém está passando no momento?
Jornal O Impacto: Como o senhor analisa a “turbulência” que a administração pública de Santarém está passando no momento?
Everaldo Martins: Primeiro, reconhecemos a competência e sensibilidade do prefeito interino José Maria Tapajós, que manteve pelos menos nessa interinidade a situação institucional, preservando as secretarias. É bom lembrar que o ex-prefeito Lira Maia brigou com o ex-governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. Nós não, a prefeita Maria do Carmo sempre esteve pautando os interesses da população de Santarém, acima da disputa eleitoral, portanto, jamais sairíamos de uma situação de interinidade para provocar mais “caos” no Município. Isso jamais faríamos, diferente do ex-prefeito Lira Maia, que eu repito, brigava com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Por exemplo, a obra da Orla no tempo de Lira Maia, era assinada como bancada federal e, não pelo Presidente da República. Nós não fazemos disputa política eleitoral com quem tem que fazer e na hora de fazer, mas defendemos os interesses da população de Santarém permanentemente, por isso reconhecemos a inteligência e a sensibilidade do Prefeito interino e, estamos aqui cumprindo o nosso papel, tentando que nesse momento de insegurança e instabilidade política e, com a crise financeira nacional e internacional, que a gente consiga dar continuidade sem provocar a solução de continuidade na administração pública em Santarém. É preciso reconhecer que foram 12 partidos, entre eles, PT, PMDB, PDT, PR, PP, PSB, PTB, OS, PMN, PTdoB e PRB, que compuseram aliança política de 2008 e, agora com a direção do Prefeito interino José Mraia Tapajós. A Prefeita reeleita Maria do Carmo continua lutando junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que possamos corrigir essa injustiça, insegurança e instabilidade provocada pelo deputado federal Lira Maia.
Jornal O Impacto: O senhor apóia a atual gestão de José Maria Tapajós?
Jornal O Impacto: O senhor apóia a atual gestão de José Maria Tapajós?
Everaldo Martins: Com certeza absoluta, fomos convidados a permanecer e estamos nessa situação de interinidade, que eu repito que está contribuindo para não ser maior a situação de “caos” que foi provocada por quem move a ação contra a Prefeita reeleita Maria do Carmo.
Jornal O Impacto: O PT tem como indicar um nome especifico, caso aconteça uma nova eleição para a Prefeitura de Santarém?
Jornal O Impacto: O PT tem como indicar um nome especifico, caso aconteça uma nova eleição para a Prefeitura de Santarém?
Everaldo Martins: Não estamos raciocinando com a possibilidade de uma nova eleição nesse momento e, quando e se por acaso ela for convocada, para que realmente seja realizada, então, vamos ver as regras do novo pleito, no sentido de discutirmos internamente a candidatura do Partido dos Trabalhadores, com a presidência e todos os membros, como a executiva do PT, para ver quem iremos apresentar e apoiar.
Jornal O Impacto: Em recente entrevista, o deputado estadual Alexandre Von culpou o PT pela crise política de Santarém. Como o senhor analisa essa questão?
Jornal O Impacto: Em recente entrevista, o deputado estadual Alexandre Von culpou o PT pela crise política de Santarém. Como o senhor analisa essa questão?
Everaldo Martins: Eu não vi essa entrevista e não gostaria de cometer uma injustiça com o deputado Alexandre Von, porque diferente do deputado federal Lira Maia que pediu para o Prefeito interino decretar uma moratória de dois meses, isso é querer o “caos” na cidade e, uma situação grave na população. Está gravado, também, em algum meio de comunicação, o Lira Maia dizendo que queria a moratória. Eu não ouvi o que o deputado Alexandre Von disse. Nesse momento vou me abster de responder, mas eu posso lhe garantir que a situação atual é de quem provocou o questionamento. Infelizmente por 4 a 3, até esse momento teve a vitória o TSE e, seja o Democratas ou o PSDB, é quem está mobilizando essa ação. Sabemos que é só o Democratas.
Jornal O Impacto: Com um Prefeito interino, há possibilidades de Santarém receber recursos dos governos estadual e federal?
Jornal O Impacto: Com um Prefeito interino, há possibilidades de Santarém receber recursos dos governos estadual e federal?
Everaldo Martins: Com certeza absoluta, pois estamos contribuindo para permanecer a situação institucional. Estamos aqui, porque se Deus quiser, a Prefeita reeleita Maria do Carmo vai voltar e, tem que encontrar a continuidade política de quem governou por quatro anos e, foi reeleita para mais quatro, mas é preciso fazer a diferença. Não é isso que o Lira Maia quer, ele quer o “caos”, a descontinuidade, que é uma fragilização institucional, que não vamos permitir. Então, estaremos aqui e, defendendo que o Prefeito interino, que é de direito e fato, possa receber todos os recursos dos governos federal e estadual, assim como da iniciativa privada.
Jornal O Impacto: Na gestão passada, teve algum projeto que o deputado Lira Maia ajudou a então prefeita Maria do Carmo a desenvolver em Santarém?
Jornal O Impacto: Na gestão passada, teve algum projeto que o deputado Lira Maia ajudou a então prefeita Maria do Carmo a desenvolver em Santarém?
Everaldo Martins: Como Deputado Federal, o Lira Maia tem recursos financeiros do orçamento da União que podem ser destinados aqui. Ele destinou alguns deles e, estamos indo buscar os projetos, como fazemos com todos os deputados federais. O Parque da Cidade é recurso do ex-deputado federal Anivaldo do Vale; a praça da COHAB é recurso que os ex-deputados Raimundo Santos e Josué Bengston destinaram para a Prefeitura de Santarém.
Jornal O Impacto: Como o senhor analisa a boa fase do São Raimundo no Campeonato Paraense?
Jornal O Impacto: Como o senhor analisa a boa fase do São Raimundo no Campeonato Paraense?
Everaldo Martins: É muito bom que o São Raimundo tenha iniciado a competição com uma vitória de 5x1 contra o Remo. O Prefeito interino determinou um convênio direto com o São Raimundo, em que estamos trabalhando para realizar, pois a Prefeitura vai usar as instalações do clube para a sua escola de dança e escolhinha de futebol, bem como esse recurso veio para incentivo ao esporte. Sem deixar de considerar que a prefeita Maria do Carmo repassou recursos em 2005, 2006, 2007 e 2008, às vezes menor, às vezes maior, sendo que até R$ 30 mil foram liberados anualmente para o clube. Neste ano, o Prefeito interino também está ajudando, pois essa questão de esporte é boa e, é preciso competir, porque tem gente que às vezes perde e, em seguida “perde a esportiva”. Às vezes perde a eleição e também a esportiva, então, é importante o incentivo ao esporte não só com o São Raimundo, mas todos os projetos de esporte e lazer que estão sendo desenvolvidos hoje pela Prefeitura de Santarém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário