terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

1º dia de sessão- vereadores usam a Tribuna

Sínteses dos pronunciamentos dos vereadores de Santarém na sessão de hoje-17.02.09

HORA DE BANCADA
Gerlande Castro (PP) – Agradeceu a Deus, família e parte da população da cidade e interior que o elegeu nas últimas eleições e que vai colocar no Poder Legislativo a sua força de vontade para trabalhar em benefício do povo santareno, com muita seriedade.
Marcela Tolentino (PDT) – Desejou boas vindas neste primeiro dia de sessão ordinária aos vereadores antigos que conseguiram a reeleição e os que estão atuando pela primeira vez no Poder Legislativo. Carlos Jaime, Gerlande Castro, Jailson do Mojuí, Chico da Ciframa e ao vereador Maurício Corrêa que retornou após afastamento de quatro anos. No seu segundo mandato Marcela disse que aprendeu com os erros e que doravante vai aprimorar o seu trabalho parlamentar, principalmente nas áreas de saúde e educação. Lamentou que só ela de mulher conseguiu a eleição, no seu entendimento deveriam ser 7 homens e 7 mulheres. Lembrou que no dia 8 de março será comemorado o Dia Internacional da Mulher e que vai apresentar moção de felicitações à delegada da Mulher em Santarém, pela diminuição da violência contra o sexo feminino.

HORÁRIO DAS LIDERANÇAS

Jailson do Mojuí (PSDB) – Agradeceu a Deus, família e eleitores principalmente das regiões de Mojuí dos Campos e Planalto, onde existem mais de 30 mil habitantes em aproximadamente 120 comunidades. Segundo o vereador, para chegar à Câmara Municipal a batalha é árdua, no entanto, valeu todo o esforço para trabalhar em prol do povo. Na oportunidade solicitou a compreensão e ajuda dos vereadores mais experientes para desenvolver o seu trabalho.
Carlos Jaime (PT) – Iniciou seu pronunciamento agradecendo, inicialmente a Deus per ter concedido a graça de ter sido eleito como representante do povo e os 3.221 votos de confiança depositados em seu nome, em função do projeto político que defende. Conclamou todas as organizações, entidades e movimentos sociais para ajudarem no sentido de fazer o mandato um instrumento de luta em favor da melhoria da qualidade do povo, através de elaboração de projetos de Lei que atenda as necessidades da população. Enfatizou dizendo que fará do seu mandato coletivo um bom exemplo de que é possível legislar não para o povo, mais legislar com o povo.
Marcela Tolentino (PDT) – Relatou que ontem após a sessão solene de abertura da 16ª. Legislatura, reuniu-se com uma representação do Sindicato dos Professores, além do prefeito em exercício José Maria Tapajós, vereadores Emir Aguiar, Evaldo Costa, Reginaldo Campos, Erasmo Maia, entre outros, para tentarem resolver o impasse da paralisação. Elogiou as posturas políticas do prefeito José Maria Tapajós e do vereador Erasmo Maia, que apesar de ser da oposição colaborou no ruma das negociações. A vereadora considerou inadmissível que professores com nível superior recebam baixos salários. Destacou o trabalho desenvolvido pelos mestres santarenos que colocaram o ensino em nosso município dentre os melhores do País. Lembrou que logo mais às 14H00 uma comissão de vereadores estará conversando com os professores, lembrou que a Câmara Municipal não é omissa e que vai participar de forma ativa das negociações.
Henderson Pinto (DEM) - Desejou votos de boas vindas aos vereadores antigos e novatos, lembrando que a exemplo do ano retrasado a Câmara Municipal este ano foi renovada com o mesmo percentual de 50%. Destacou e parabenizou os vereadores Gerlande Castro que contou com o apoio decisivo do ex-vereador Luiz Alberto, Maurício Corrêa que após quatro anos retornou por ser uma real liderança em nossa cidade, Jailson do Mojuí que contou com o apoio de Mojuí e do Planalto, Chico da Ciframa uma liderança no Santarenzinho e Maracanã que a pedido do deputado federal Lira Maia aceitou o convite para ingressar nas fileiras do DEM. Ressaltou que hoje os Democratas possue a maior bancada na Câmara Municipal resultado de um trabalho sério e competente. Ressaltou que muitas pessoas estão confundindo a cabeça dos eleitores divulgando que não haverá eleição, isso não é verdade, temos que estimular toda a população para escolher dentre os três candidatos o que é melhor para Santarém. Política se faz pensando na sociedade, encerrou enaltecendo a postura do vereador Nélio Aguiar, por ter aceitado ser vice na chapa de Alexandre Von.