segunda-feira, 16 de março de 2009

Brasileiros promovem Caminhada Penitencial em Roma.‏

Artigo de Padre Auricélio

Religiosas, padres, leigas e leigos brasileiros participaram, no domingo 15 de março, de uma Caminhada Penitencial pelas ruas de Roma promovida pela RBR (Religiosos (as) Brasileiros em Roma), com Via Sacra, Missa e Angelus do Papa. Segundo a coordenação, um dos objetivos é “entrar em sintonia com a Campanha da Fraternidade realizada no Brasil durante a Quaresma de 2009”.
A reflexão durante as estações foi de acordo com a temática da Campanha da Fraternidade 2009 cujo tema: “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema: “A Paz é fruto da Justiça”.(Is 32, 17). Foi um profundo olhar ao Cristo servo sofredor e outro aos irmãs e irmãs que hoje carregam suas cruzes pelas vias da vida. Depoimentos sobre violência com os excluídos, sofredores e oprimidos motivaram os participantes à meditação e conscientização da realidade de injustiças e falta de segurança no Brasil e no mundo. Foram narrados testemunhos de quem já lutou e luta pela paz, justiça e segurança como o exemplo de Dom Helder Câmara na memória de seu centenário de nascimento.
A caminhada iniciou as oito da manhã na Basilica de Santa Maria Maior com abertura da Via Sacra e primeira estação. Demais estações foram meditadas durante todo o trajeto parando em frente de Basílicas e Igrejas Romanas, Colisseu, Foro Romano e ruas da antiga Roma. As dez horas foi presidida a Santa Missa na Basílica de Santo André (Santo Andre della Valle), em seguida a peregrinação seguiu pela praça Navona, frente à Embaixada Brasileira, até a praça de São Pedro no Vaticano onde foi concluída com o Angelus do Papa Bento XVI e a benção Pontifical.
“Este ano participou cerca de cem pessoas e se percebeu mais organização, interação, animação e partilha entre os presentes” foi o que declarou Irmão Selvino Ternus, S.J., membro da coordenação. Os cantos, orações, palavras de ordem, bandeiras nacional e lenços verde e amarelos postos nos ombros dos penitentes chamavam atenção aos romanos e aos turistas no percurso.
A Caminhada-Via Sacra encerrou solenemente com a Mensagem e Benção do Papa Bento XVI na praça de São Pedro durante o Angelus dominical de meio-dia. Depois de anunciar sua visita à África no próximo dia 17 o Papa saudou os brasileiros em português: “Com afeto, saúdo o grupo de Brasileiros presentes em Roma e demais peregrinos de língua portuguesa, sobre cujos passos e compromissos cristãos imploro, pela intercessão da Virgem Mãe, a benevolência divina: Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo!”.


Pe. Auricélio Paulino.
Colégio Pio Brasileiro em Roma.