quarta-feira, 29 de abril de 2009

A CRISE ECONÔMICA NO ESTADO DO PARÁ

Por: EDUARDO FONSECA

No dia 21 de abril a Polícia Militar do Estado do Pará, por ocasião das comemorações do seu patrono Tiradentes, apresentou na Capital do estado o novo uniforme da Polícia Militar. No último domingo dia 26, antes do jogo da decisão do Segundo turno do Campeonato Paraense de futebol profissional, no estádio de Santarém, (sem denominação), mas conhecido, popularmente, como Barbalhão ou Colosso do Tapajós, o Comandante do 3º BPM estava trajando o novo uniforme e dando algumas explicações, como: foi baseado no modelo e cor do uniforme de ISRAEL, reflete o verde amazônico (talvez, sem clorofila),.
Muito bem, a princípio, creio que a mudança de uniforme não vai em nada melhorar o serviço da PM prestado ao contribuinte que adquiriu e vai pagar pelo novo uniforme. Quanto custou? O processo de licitação?quem venceu?
Talvez o processo tenha sido tal qual o mesmo dos Kit escolares,para empresas de fora da região. Isto vem melhorar a segurança pública? O uniforme? Ou porque a bandidagem não respeita mais os policiais, nesta guerra civil que o País atravessa, sem que muitos nacionais, estejam, atentando para tal?

Qual a melhoria para a prestação dos serviços? A melhoria dos recursos humanos? Equipamentos?e viaturas? , por exemplo.
No mesmo dia 26 a imprensa da capital noticia o corte em 50 cinquenta)% por cento do orçamento da Polícia Militar. Bacana! Muito bom!. Muito bom! Muito bom!.
Serão cortados entre outras coisas, o rancho para os militares, de serviço, ar condicionado, e até controle de uso, por tempo, do telefone.
O que não informaram, mas já vem incluído, subjetivamente, o que sempre falta, verba para o fundo rotativo, como: manutenção de viaturas, combustível, para não falar de mais outras necessidades constantes, do conhecimento dos contribuintes.

Então senhora governadora, que foi minha contemporânea na luta sindical dos bancários, eu pelo BASA e ela pelo BANCO DO BRASIL, que está cortando diárias e outras coisas, deveria cortar também os folguedos, para dar ao povo apenas o Circo, sem o pão. Deveria suspender os vôos para os lazeres de Salinópolis, e sua grande comitiva, dentre outras futilidades, que geram despesas.
Senhora mandatária, os seus concidadãos, esperam que o estado do Pará, chegue ,realmente,.a ser o que ainda não o é um verdadeiro estado de direito.
Eduardo Fonseca_ Professor e membro da academia santarena de letras e artes-
edutupaiu@bol.com.br. - (28.04.09).