Pré-candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, o deputado Fernando Gabeira (RJ) afirmou há pouco que a candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) à presidência da República, caso ela se filie ao partido, será prioridade. "A candidatura cria uma série de situações, mas a prioridade é a Marina", afirmou Gabeira.
O deputado, que perdeu a eleição para prefeito do Rio com apoio do PSDB, já articula sua candidatura no próximo ano ao governo do Estado. Para tanto, ele deve fechar chapa novamente com os tucanos, na tentativa de derrotar o grupo do atual governador, Sérgio Cabral Filho (PMDB).
Para ele, os partidos teriam que sentar para conversar e analisar como seria a campanha no Rio de Janeiro. Juntos no plano estadual, os partidos teriam cada um seu candidato à presidência, fato que poderia causar constragimentos e brigas entre as duas agremiações. O PSDB ainda vai decidir se lança o governador de São Paulo, José Serra, ou o governador mineiro, Aécio Neves, como nome do partido ao comando do Palácio do Planalto.
"A vinda de Marina não muda de maneira muito radical a campanha no estado. Mas poderia causar efeitos nacionais. Afinal, a campanha no Rio de Janeiro tem muita influência no país inteiro", finalizou o deputado.Gabeira disse também que conversou nesta quarta-feira (12) com a senadora do PT sobre a campanha de 2010. Ele estava na casa de Marina em Brasília, mas adiantou que a petista, até o momento, ainda não decidiu trocar de partido.