quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Economia

O Brasil ficou mais caro

O que era caro, ficou mais caro ainda - mas no Brasil, não no resto do mundo. É o que revela a pesquisa Principais Ruas do Mundo, produzida anualmente pela consultoria americana Cushman & Wakefield, que avaliou 274 endereços comerciais em 60 países. Em decorrência da crise mundial, caiu o preço da locação comercial de alto padrão em boa parte das cidades do mundo.
A eterna passarela mais cara do mundo para aluguel, a 5ª Avenida, em Nova York, ficou 8,1% mais barata para locação entre 2008 e 2009. Hoje, o metro quadrado na 5ª Avenida está em torno de 18 300 dólares por ano. Uma queda na cidade-símbolo do capitalismo mundial era esperada. Surpreende mais o que se verificou em Hong Kong, afinal, a China sentiu menos a pancada da crise mundial: um aluguel na Causeway Bay, a vice-líder do ranking, ficou 15,1% mais em conta no período pesquisado. Para quem estiver interessado, o metro quadrado anual lá custa 16 40 dólares.
Em Paris, o metro quadrado na Avenida Champs Elysées, a terceira colocada, não sofreu alterações.
O Brasil foi uma rara exceção no único endereço do país que consta do ranking. O metro quadrado no Shopping Iguatemi (SP) registrou uma alta de 79,5% em relação ao ano anterior. (sua cotação é de 3 700 dólares por ano). Assim, sua posição no ranking pulou da 32ª posição em 2008 para a 15ª neste ano.

Deu na Veja