sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Coluna do Jornalista Thompson Mota


Thompson Mota( Todas as sextas no Impacto)

(91) 9999-8448 // (93) 3529-2132 •
 e-mail: motathompson@bol.com.br // thompson-mota@hotmail.com
PRECONCEITO
A crença de que pobreza e criminalidade andam sempre juntas é falsa e preconceituosa. Os trabalhadores honestos são maioria nas comunidades pobres. A desonestidade não se restringe a guetos. Há muitos bandidos em apartamentos e casas confortáveis. Por isso que a construção de muros ao redor de favelas ou a criação de condomínios de luxo fechados, protegidos por grades e câmeras, está longe de ser solução para o problema de segurança pública. Mais do que a pobreza, é a falta de empregos e oportunidades para os jovens o que mais influencia nas taxas de criminalidade. Ociosidade que afeta tanto os mais pobres quanto os mais ricos. E, nesse sentido, a situação no Brasil é preocupante. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em setembro deste ano, 5,9% dos jovens de 18 e 19 anos e 5,2% dos de 20 a 24 anos, não trabalham, não estudam e não cuidam de afazeres domésticos. Em algumas regiões, a situação se agrava. No Espírito Santo, a taxa chega a 14,1% se considerados somente os homens de 18 e 19 anos. Na região metropolitana do Recife (PE), o número chega a 15,3% entre os rapazes de 20 a 24 anos. Ao todo no Brasil são mais de 1,2 milhões de jovens ociosos, segundo projeção feita pelo jornal “O Estado de S. Paulo” com base nos índices.
PEC300 - A primeira parte da sessão da última segunda-feira (26), a pedido do vereador Reginaldo Campos (PSB) e aprovada pelos demais pares da Casa, foi destinada à discussão da PEC-300, que visa “Alterar a redação do § 9º, do artigo 144 da Constituição Federal” ora tramitando no Congresso Nacional, através da Proposta de Emenda Constitucional que propõe equiparar os vencimentos das Policias Militares e Bombeiros Militares de todas as unidades da federação com os praticados hoje pelo Distrito Federal. A PEC em questão é de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, objetiva dentre outras coisas corrigirem uma distorção, estabelecendo um soldo nacional igual para todos os Estados. Explicação da Ementa: Estabelece que a remuneração dos Policiais Militares dos estados não poderá ser inferior à da Policia Militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e inativos. Altera a Constituição Federal de 1988. (Ascom).
CAMPANHA - A Celpa, com o objetivo de estimular a prática do consumo consciente dentro da empresa, lançou neste mês a campanha “Cuide do seu mundo”. O programa visa conscientizar os mais de quatro mil colaboradores, diretos e indiretos, sobre a importância do uso racional de água e energia. As ações vão desde a promoção de palestras e cursos, a substituição de aparelhos de ar condicionado. A informação é da colega Leíria Rodrigues.
CONFERÊNCIA -“A comunicação como um direito fundamental”. Essa foi a bandeira levantada pelos 95 participantes da etapa regional da I Conferência Estadual de Comunicação, em Marabá, no último sábado (24). O encontro foi realizado pela Comissão Organizadora Estadual (COE), composta pela sociedade civil, empresários e governo do Pará, na escola Judith Gomes Leitão. Foram escolhidos 26 delegados, 23 da sociedade civil, dois do ramo empresarial e um do poder público. Os delegados levarão as mais de 120 propostas tiradas no evento para a I Conferência Estadual de Comunicação, que ocorrerá em Belém nos dias 20, 21 e 22 de novembro. As próximas etapas regionais da I Conferência Estadual de Comunicação serão em Altamira (31/10 e 01/11), Santarém (07 e 08/11) e Belém (14 e 15/11).
COMENTÁRIO- Saudações amigo. Eu sou leitor de sua coluna, gostaria de contribuir com alguns comentários com relação à notícia sobre o DETRAN, publicada na edição passada. Permita-me dizer que o sistema através de Biometria começou em Santarém, em Janeiro do ano corrente, e há após a geração seja de um boleto pra primeira CNH ou renovação, ou segunda via, ou mudança de categoria, a captura de imagem, que é a foto para a CNH, e a coleta das digitais, todos os dedos! Ainda tendo uma assinatura digital, que é a que fica na carteira! Após isto, o cliente vai ao médico, e o psicotécnico, se for o caso, e passa por uma verificação de dados, que também se dá por digitais, somente os polegares! E se for preciso, uma confirmação por imagem! É só para ilustrar como o sistema está bem modernizado pelo DETRAN, sinal que o dinheiro do contribuinte está sendo devidamente aplicado em benesses, tais, que se tornam fundamentais para a melhoria contínua de atendimento, eficaz e de qualidade, brindando Santarém com recursos de primeira linha!! Parabéns ao DETRAN! (Jorge Augusto). Obs. Trabalho realizado pelo superintendente Regional Dulffy Marinho e Diretor Nilton Santos.
BAILE  - Nesta sexta-feira (30.10) tem o Super Baile da Saudade no Fluminense. Uma noite especial de total romantismo com a Banda Raízes da Terra. Imperdível, é casa cheia. Ambiente tranqüilo para as pessoas de alta sensibilidade, essa você não pode ficar de fora. O Fluminense está agora sob nova e dinâmica administração. Atendimento de primeiríssima qualidade. Confira, o encontro está marcado.
CRIANÇA - A prefeitura de Santarém preparou uma ação especial voltada às crianças para encerrar o mês de outubro: fará um Projeto Nossa Gente diferenciada. No sábado, 31 de outubro, secretarias e coordenadorias do governo municipal oferecerão no Parque da Cidade, atendimentos direcionados à criançada santarena. A ação, denominada de Projeto Nossa Gente Criança, terá início às 08h00. Serão ofertados os seguintes serviços: - Ações da SEMSA: vacinas, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, farmácia básica, expedição do Cartão do SUS e brinquedoteca, além de outras ações da SEMMA, SEMPF, SEMTRAS, SMT, SEMTUR, SEMDES, SEMSC e SMC. As atividades encerram às 16h00.
MOTINHAS
Na sessão especial realizada na Câmara Municipal de Santarém, na última terça-feira (27), a secretária estadual de saúde Maria Silvia Martins Comaru, admitiu que o Hospital Regional do Oeste do Pará não cumpre o seu verdadeiro papel no atendimento a saúde pública de média e alta complexidade. Disse que veio a Santarém, não só participar da sessão especial na Câmara, mas para fortalecer a regulação e administração do Hospital, fazendo com que a unidade hospitalar cumpra suas metas. XX O presidente do Poder Legislativo José Maria Tapajós (PMDB), deixou claro que o encontro não tinha cor partidária e que o partido principal era a eficiência, a eficácia do Hospital Regional, “que precisa cumprir o objetivo para o qual foi planejado e construído.” Ressaltando que a população vem sofrendo pela falta de atendimento e serviços no Hospital Regional que deveria oferecer melhor condição de atendimento a saúde. XX O ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, alertou para a necessidade de os beneficiários do programa Bolsa Família atualizarem seus cadastros. A regra vale para pessoas que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. Se não fizerem a revisão até neste sábado, 31, essas famílias deixam de receber o benefício. XX Nesta segunda-feira (02) é feriado dedicado aos entes-queridos e amigos que já faleceram. “Para ser feliz e deixar felizes os que morrem, procure conscientizar-se de que eles passaram para outra dimensão da vida. Apenas deixaram esta existência terrena para continuar vivendo em Deus, que é eterno. A vida não lhes foi tirada, mas transformada”. Nossa homenagem póstuma a velha Thereza Mota, minha mãe, a mulher que mais amei na vida. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade e higiene. XX Dedé o Rei do Frango, Picanha, Lingüiça e Costela, atende clientes e amigos na Silva Jardim entre Borges Leal e Marechal Rondon. Fone 3523 7363. Atendimento nota 10 dos três mosqueteiros Diego, Digenaro e Patrick. Aos sábados tem a suculenta Maniçoba Especial, uma delícia. XX Dirceu, o maior distribuidor de bebidas da região Oeste. São Sebastião próximo a Barjonas. Fone (093) 91225965 XX Os jornalistas de Santarém, Fabio Barbosa e Natasha Santana, lançaram o Portal de Notícias Amazônia 1, com toda cobertura da região Oeste do Pará, além de notícias nacionais focadas nos temas de cinema e política. O endereço é www.amazonia1.com.br XX Nunca é tarde demais para buscar novos caminhos a fim de viver de modo mais útil e aproveitável. Nunca é tarde demais para recomeçar, com confiança, fé e amor, para transformar sonhos em realidade. Nunca é tarde demais para aceitar os erros do passado, buscando novos objetivos que construam a felicidade. Pense nisso! XX No sábado e domingo, como ninguém é de ferro, vamos curtir a Loira Gelada, Ruiva Destilada e exuberante Morena Quente. Fui.