terça-feira, 27 de outubro de 2009

Hospital Regional não cumpre seu verdadeiro papel


A Secretária Estadual de Saúde Pública Dra. Maria Silvia Martins  Comaru Leal , que participou da sessão especial desta terça-feira na Câmara de Santarém, admitiu que o Hospital Regional do Oeste do Pará não cumpre o seu verdadeiro papel no atendimento a saúde pública de média e alta complexidade.

Disse a Imprensa que veio a Santarém, não só participar da sessão especial na Câmara, mas para fortalecer a regulação e administração do Hospital, fazendo com que a unidade hospitalar cumpra suas metas.
Porém, o perfil dos serviços prestados pelo Hospital Regional, relatados por Silvia Comaru não foram totalmente convincentes aos vereadores de Santarém, Juruti, Alenquer e Belterra e aos prefeitos Henrique Costa; Danilo Miranda; vices - prefeitos Edinaldo Mota e José Antônio Rocha, de Juruti, Trairão, Belterra e Santarém, respectivamente, aos deputados estaduais Alexandre Von (PSDB), Carlos Martins (PT) e Antonio Rocha (PMDB), médicos, convidados ligados aos mais diversos segmentos da saúde pública e representantes de organizações sociais, que queriam ouvir da Secretária explicações do por que da demissão de funcionários e da paralisação de serviços médicos hospitalares.
Ao dar por aberta à sessão, o presidente do Poder Legislativo José Maria Tapajós (PMDB), deixou claro que o encontro não tinha cor partidária e que o partido principal era a eficiência, a aficácia do Hospital Regional, “que precisa cumprir o objetivo para o qual foi planejado e construído.” Ressaltando que a população vem sofrendo pela falta de atendimento e serviços no Hospital Regional que deveria oferecer melhor condição de atendimento a saúde.
Dra. Silvia Comaru foi alvo de inúmeros questionamentos que exigiam esclarecimentos a respeito das demissão dos funcionários, da paralisação de serviços médicos hospitalares, do não pagamento em dia do salário dos médicos e do não chamamento dos concursados que até hoje esperam ser chamados para trabalhar no Hospital.
Os vereadores santarenos Nélio Aguiar (PMN), Valdir Matias Júnior (PV), Marcela Tolentino (PDT), Henderson Pinto (DEM) e o vereador de Belterra Dr. Macedo, que representou na Tribuna os demais pares dos municípios visinhos, cobraram da secretária Silvia Comaru, transparência na gestão do Hospital e a regularização dos salários dos médicos e pediram que de três em três meses a Secretaria de Saúde do estado preste contas aos vereadores de Santarém e da região do dinheiro investido, detalhando em que e como está sendo gasto.  Os médicos Eric Jenings e Edson Filho, que atuam no Hospital Regional, bem como Emanuel Silva, que no ato representou a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém; Rodrigo Rodrigues, do Sindicato dos Médicos, pediram a volta imediata dos serviços hospitalares que foram paralisados em função da demissão dos profissionais que atuavam nessas áreas.
O deputado Alexandre Von (PSDB), cobrou o funcionamento pleno e imediato do Hospital Regional e repudiou a tentativa que segundo ele está sendo feita de municipalização do Hospital Regional, “já que a unidade hospitalar é destinada a atender um milhão de habitantes de 19 municípios da região.” Sugerindo em seguida que seja dada entrada com uma ação coletiva nos Ministérios Público Federal e Estadual, contra a Secretaria de Saúde do Estado e a Pró-Saúde, gestora do Hospital, caso a unidade hospitalar não funcione plenamente em breve. Por sua vez o deputado Carlos Martins (PT), que é médico sugeriu como solução para o funcionamento pleno do Hospital Regional a criação de um mecanismo junto à 9ª Regional de Saúde, que possa incluir os gestores municipais da região, da área de saúde e a sociedade como um todo através dos Conselhos municipais de saúde e assim seja companhada a atuação do Hospital no cumprimento dos serviços de um modo geral. O deputado Antonio Rocha (PMDB), cobrou da secretária Silvia Comaru o pagamento imediato dos médicos que atuam no Hospital. Pediu que o governo do estado fosse parceiro nos investimentos que permitem o funcionamento do Hospital Municipal, no que Silvia Comaru garantiu que estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões, na construção da nova unidade de urgência e emergência.
Foi o vereador Nélio Aguiar em sua fala, que contextualizou a crise por qual passa o Hospital Regional: “Esperamos muitos anos por esse hospital, ele é uma conquista nossa e o que está acontecendo hoje é um retrocesso”.