sábado, 14 de novembro de 2009

Usina queima fraldas sujas para gerar energia elétrica

A turma de ecoxiitas que anda pregando a volta da fralda de pano para não poluir o planeta não precisa mais se preocupar. Já existem formas ecologicamente corretas de eliminar as fraldas descartáveis sujas. Uma delas pode gerar energia.

As empresas britânicas Versus Energy e a Knowaste estão construindo uma usina que vai queimar as fraldas e produzir eletricidade. A matéria orgânica a ser queimada representa apenas 2% do material nas fraldas usadas. Os outros 98% da fralda são compostos plásticos e de celulose que serão secados, esterilizados e separados para reciclagem. Podem ser usados para fabricação de telhas, solas de calçados, papel de parede e outros produtos industriais.
A usina queima-fraldas será construída em Birminghan, que foi um dos pólos da Revolução Industrial na Inglaterra. Os britânicos estão vendo algum simbolismo nessa nova instalação, que vai queimar a sujeira dos bebês e produzir energia limpa, onde antes se queimava carvão. A usina também poderá queimar fraldas geriátricas.