segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Governadores da Amazônia buscam acordos subnacionais

Da Redação
Agência Pará

Belém - Os governadores da Amazônia estão confiantes de que os acordos subnacionais, firmados com estados de outros países, vão trazer benefícios mais rápidos à conservação da floresta e ao fomento ao uso adequado do solo nas áreas já abertas, que um eventual acordo que possa surgir da 15ª Conferência do Clima, que terminou nessa sexta-feira (18), em Copenhagen.
Presentes no evento, os governadores Ana Júlia Carepa (PA), Binho Marques (AC), Eduardo Braga (AM), Waldez Góes (AP), Blairo Maggi (MT) e Carlos Gaguin (TO) construíram agendas conjuntas e paralelas em busca de apoio para seus programas e projetos.
Eles reforçaram a parceria que está selada com os estados da Califórnia, Illinois e Winsconsin e nas conversas coletivas e separadas que mantiveram com o governador Arnold Schwarzenegger sugeriram a elaboração de uma lei estadual que permita a criação de um fundo onde as empresas e organizações públicas e privadas que queiram aportar recursos para a proteção da floresta, possam se utilizar desse mecanismo.
Schwarzenegger gostou da sugestão e prometeu se empenhar pela criação desse mecanismo, embora não tenha entrado em detalhes técnicos e jurídicos, papel que caberá à sua equipe e aos legisladores californianos. De toda forma, a idéia de criar acordos subnacionais partiu dele e é de seu interesse que a cooperação aconteça na prática.