FAÇA A SUA DOAÇÃO

A sua contribuição pode fazer a diferença! COMO AJUDAR a fortalece nosso trabalho, COLABORE COM O BLOG DO COLARES - pix (93) 99141-2701.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

UMA NAÇÃO EM FESTA. MENGÃO HEXA CAMPEÃO!


Após 17 anos de jejum, o hexacampeonato brasileiro conquistado pelo Flamengo, neste domingo, no Maracanã, trouxe a felicidade para uma nação que é estimada entre 33 e 40 milhões de torcedores. Não é à toa que o clube rubro-negro é conhecido como o time Mais Querido do Brasil, já que conta com cerca de 80% dos torcedores fora do estado do Rio. De torcidas organizadas, são pelo menos 25, sem contar as que não são registradas.

São milhões de pessoas que se reúnem no esperado dia do jogo com um só objetivo, uma só atenção, um só olhar. Ganhando, a festa é de todos: ruas fecham, bares faturam mais, chefes até aliviam o atraso no dia seguinte,... Prova disso, são os muitos recordes que o clube acumula. Um deles, foi no empate sem gols contra o Goiás, que teve a persença de 84 mil torcedores no Maracanã (78.639 pagantes, o recorde de todas as divisões).
Depois de abrir o ano ganhando o 31º Campeonato Estadual, o Flamengo não seguiu o embalo da torcida empolgada com o penta tricampeonato carioca e acabou eliminado da Copa do Brasil nas quartas-de-final contra o Internacional. No Brasileiro, estreou perdendo para o Cruzeiro, Sport, foi goleado pelo Coritiba e Grêmio, e parecia não acreditar muito. Até que a partir da 22ª rodada deu uma arrancada, com direito a quatro empates e 13 vitórias, rumo ao hexacampeonato.
A Nação Rubro-Negra, sempre acompanhando confiante, cumpriu sua parte como 12º jogador e fez o Flamengo registrar os quatro maiores públicos na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro (Fla x Flu: 78.409 / Fla x Santos: 77.063 / Fla x ATL-PR: 68.217. Na Série B, o arqui-rival Vasco até tentou, por duas vezes, ultrapassar a marca do Fla, mas logo ficou para trás. Contra o Juventude, o rival levou 78.609 ao estádio e depois contra o Ipatinga, 77.211. Já o Mais Querido bateu o recorde de todas as divisões da disputa, com 78.639 torcedores na partida sem gols contra o Goiás.


Torcida preparou o maior mosaico do mundo com os dizeres: a maior torcida do mundo faz a diferença

Por ser tão amado, o Fla pode ser considerado também o mais polêmico dos clubes quando o assunto é futebol. Os chamados anti-flamenguistas não suportam nem ouvir o o nome do time, enquanto a imensa maioria venera, idolatra, faz sacrifícios para vê-lo sempre campeão. É, o Flamengo incomoda.
A torcida do Flamengo, conhecida como o 12º jogador em campo, de fato, faz a diferença. Ela incentiva os jogadores rubro-negros em campo com músicas, bolas de ar, papel picado, bandeirões, fogos, sinalizador e mosaicos e simplesmente abafa qualquer tentativa de canto ou festa do time adversário.
E não é "apenas isso". A torcida do Mengão tem a maior média de público levando em consideração todos os Campeonatos Brasileiros de 1971 a 2006, com 25.989 torcedores. Na média, por ano, até 2008, o Fla também lidera o ranking, com 61.187, em 1983, feito que se repetiu por mais 11 vezes, de acordo com informações do clube.
O Flamengo tem ainda o recorde de público mundial em um jogo de futebol entre clubes. O Fla x Flu de 1963 levou ao Maracanã 194.603 torcedores (público presente) e é também o clube que mais vezes colocou mais de 100 mil torcedores em um estádio. O tal feito aconteceu em 100 oportunidades. Entre as crianças, o maior público é de novo do Mengão.

A torcida do Flamengo é a maior do mundo no futebol, segundo uma pesquisa divulgada pelo site da revista Mundo Estranho, da editora Abril, dedicada a curiosidades em geral. O levantamento foi feito a partir de dados de países da América do Sul, América Central, Europa e Ásia. Somente as três primeiras torcidas de cada país entraram no levantamento, e com isso, o Flamengo faturou o primeiro lugar, com 32,6 milhões de torcedores, o equivalente a 17% da população brasileira.
Aos gritos de "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo; Flamengo sempre eu hei de ser; É o meu maior prazer, vê-lo brilhar; Seja na terra, seja no mar; vencer, vencer, vencer; uma vez Flamengo, Flamengo até morrer", a nação emociona desde o fanático até aquele torcedor leigo, da criancinha que não entende quase nada ao idoso experiente, do brasileiro ao russo. E é por isso que, merecidamente, a Nação pode soltar o grito de campeão e cantar bem alto aos quatro cantos do mundo: "Essa loucura que eu sinto por ti nunca se acabará!