sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Columa THOMPSON MOTA


CARNAVAL 2010

O Centro de Testagem Anônima – CTA, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, realizará mais um ano, a Campanha de prevenção as DST/AIDS no período do carnaval, através do Bloco da Camisinha, que desfilará nos dias 12 (sexta) e 16 (terça) de fevereiro, na Orla Fluvial de Santarém e Alter-do-Chão, respectivamente. O Bloco da Camisinha tem como objetivo sensibilizar a população Santarena e turistas para a importância do uso do preservativo para evitar doenças sexualmente transmissíveis, tendo como foco, a AIDS. Este ano o Ministério da Saúde direcionou a temática para a prevenção à Aids no grupo de Meninas de 13 a 19 anos, devido ao crescente índice de casos nessa faixa etária, nos últimos anos.
CARNAVAL 2010 II
A SEMSA este ano, nos dois dias, em que o Bloco da Camisinha vai estar desfilando, estará com servidores realizando distribuição de 6.000 folderes informativos sobre as DST’S/AIDS e Hepatites Vírais. Os profissionais do CTA estarão com uma central de distribuição de preservativos na Praça do Pescador, em frente ao Terminal Fluvial Turístico, para tanto serão disponibilizados 20.000 (vinte mil) camisinhas. Para os foliões que pretendem participar do bloco da Camisinha, deverão procurar a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de segunda-feira, para fazer a troca de três itens de alimentos não perecívieis por um abadá. Maiores informações: Osmarina Pires – Coordenadora do CTA/SAE – Santarém 9122-7975.
GUERREIRA
A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, lamentou a decisão da direção partidária de interromper as negociações para apoiar a candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva. Ex-Senadora e hoje Vereadora em Maceió, Heloísa disse que continua a torcer pela eleição de Marina e que está à disposição da candidata para contribuir na elaboração do programa de governo. “Quero deixar claro que todo respeito, admiração e amizade que tenho por Marina estão preservados. Ela é competente, honesta, sensível e absolutamente preparada. Torço muito para que seja eleita”, disse Heloísa. “Onde Marina entender que eu posso ajudar, com minha experiência, na construção do programa, vou contribuir, especialmente em segurança pública, saúde e educação”, ofereceu a ex-Senadora.
LICENÇA MATERNIDADE
A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) disse que vai pedir que o governo realize uma campanha, pelo rádio e pela televisão, para informar às trabalhadoras que desde a última segunda-feira (25) elas podem reivindicar dois meses adicionais de licença-maternidade, além dos quatro a que já têm direito. A Receita Federal publicou Instrução Normativa detalhando como as empresas devem agir para que o benefício seja concedido. A senadora é a autora do projeto, transformado em lei (lei 11.770/08), que possibilita os dois meses adicionais de licença-maternidade. Para que as trabalhadoras tenham acesso aos seis meses completos de licença-maternidade a empresa deve aderir, pela Internet, ao programa “Empresa Cidadã”, da Receita Federal. O valor gasto pela companhia neste pagamento adicional poderá ser descontado do imposto de renda devido. A adesão da empresa não é obrigatória. Os primeiros quatro meses de licença-maternidade são pagos pelo empregador, que é reembolsado pela Previdência Social. Só terão direito ao benefício trabalhadoras de empresas que fazem opção pela declaração de imposto de renda pelo lucro real, o que exclui empresas que pagam pelo chamado lucro presumido ou optantes do Simples federal.
MOJUÍ DOS CAMPOS
Vice-governador do Pará Odair Corrêa, chefe de gabinete Solano Lisboa e deputado estadual Luiz Cunha foram recebidos com festa na convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que aconteceu no domingo (24) na Escola Fernando Guilhon em Mojuí dos Campos onde homologaram as candidaturas do candidato a Prefeito Gelson Alves, Vice-prefeito Hélio Zeppenfeld e 14 candidatos a vereadores que concorrerão ao pleito que acontece dia 28 de março. Odair Corrêa iniciou seu pronunciamento enaltecendo as candidaturas de Gelson Alves, Hélio Zeppenfeld e os 14 candidatos a vereadores. Relatou algumas ações que conseguiu para a região Oeste – Liberação de mais 33 milhões junto ao Ministério das Cidades para a conclusão do sistema de abastecimento de água em Santarém – A liberação de 60 milhões junto a Infraero para a construção do novo Aeroporto de Santarém Wilson Fonseca – Criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), dentre outras.
MOJUÍ DOS CAMPOS II
Odair Corrêa enumerou ações que viabilizará em breve no novo município de Mojuí dos Campos, como a liberação de créditos através do Credpará, Implantação do Projeto Pró-jovem, Instalação de telefonia celular a exemplo de Belterra, dentre outras. Parabenizou o candidato Gelson Alves por colocar em seu plano de governo a implantação de um Distrito Industrial, que vai gerar emprego e renda para a população. Argumentou que o governo Ana Júlia dará total apoio e assistência ao novo município do Estado, proporcionando melhores condições e qualidade de vida para a população. Finalizou conclamando as lideranças comunitárias e rurais, militância do PDT e a população, muito empenho para eleger Gelson Alves, o primeiro Prefeito de Mojuí dos Campos.
SOLIDARIEDADE
O terremoto que ocorreu no Haiti e destruiu a vida de milhares de pessoas mobilizou o mundo inteiro. Muitos militares brasileiros estão sendo recrutados para socorrer os atingidos pelo terremoto. Uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), de Santarém, oeste paraense, foi destacada para servir as vítimas no Haiti. Ao todo, nove enfermeiros serão deslocados para o país, por meio de um esquema de rodízio. A data da viagem ainda não foi definida. A equipe aguarda a decisão do Ministério da Saúde. Parabenizo ilustre Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rocha, pela brilhante iniciativa.
LUTO
Comandante Carlos Navarro, o piloto do avião que morreu de forma trágica em acidente no município de Senador José Porfírio, um dos mais experientes do País e com cerca de 50 mil horas de vôo, teria tentado fazer dois pousos de emergência, mas não obteve sucesso. Sem controle, o Bandeirantes se chocou contra árvores da região. Perdi um grande amigo, tio dos meus dois filhos menores, comandante Navarro nasceu em Oriximiná. A experiência da dor nos faz descobrir nossa fragilidade. E, ao mesmo tempo, é uma oportunidade para buscarmos o sentido do sofrimento e renovarmos o sentido da vida. Descanse em paz meu amigo.
MOTINHAS

De 02 a 06 de fevereiro haverá uma grande manifestação de policiais e bombeiros militares (além de seus familiares) de todo o Brasil, para que a PEC 300 seja votada pela Câmara dos Deputados, em regime de urgência, em dois turnos. O Pará terá representantes em Brasília. Uma caravana com três ônibus está sendo organizada, saindo de Belém. XX O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) assina convênio com a Justiça Federal - Seção Judiciária do Estado do Pará. O convênio tem por objeto a disponibilização à Justiça Federal - Seção Pará, do acesso ao Banco de Dados do DETRAN/PA, no que tange as informações de veículos e respectivos proprietários cadastrados no sistema RENAVAM. A vigência do convênio se estende até janeiro de 2011. XX A Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN), por meio da Portaria 02/2010, autoriza a implantação do Sistema Modular de Ensino, a partir do ano letivo de 2010, nas dependências da EMEF Vitória Régia, situada no Km 105, Zona Rural, município de Medicilândia. XX Dois novos juízes substitutos já estão atuando em Santarém, neste início de ano, para suprir a carência de magistrados em algumas varas, por conta de férias e licenças de titulares. São eles: Vinícius de Amorim Pedrassoli e Rômulo Nogueira de Brito, este último já tendo atuado em Santarém durante 2008 e parte de 2009, tendo vindo agora de Itaituba. XX Mais de cinco quilômetros de percurso carregando uma bolsa com até dez quilos, sob sol ou chuva. Esta é a rotina diária dos carteiros em todo o Brasil. Em homenagem à categoria foi comemorado na última terça-feira (25) o Dia do Carteiro. A data é uma referência ao dia 25 de janeiro de 1663, quando foi criado o Correio-Mor no Brasil. Parabéns. XX O melhor Açaí da cidade é com o casal Leitão e Terezinha, na Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade e higiene. XX Dirceu o maior distribuidor de bebidas da região. São Sebastião próximo a Barjonas. Fone 9122 5965. XX Auto Elétrica Rocha, do amigo Julio. Equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados. Avenida São Sebastião próximo a Barjonas. Fones (93) 3523 4059 / 9121 4727. XX Restaurante Céu e Mar, do casal Carlos e Dira. Pratos Regionais e La Carte. Fornece Marmitex para empresas. Aceita Cartão Visa. Avenida Rui Barbosa 379, próximo Praça São Sebastião. Fones 8122 9093 / 8804 8030. XX Parabéns com saúde e felicidade ao meu assessor André Corrêa da Gama, pelo aniversário que acontece nesta sexta-feira (29). Vamos comemorar com a Loira Gelada, Ruiva Destilada e a exuberante Morena Quente. Fui