quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Notícias pelo Brasil - Revista Veja

Arruda em baixa
Não bastasse toda a crise do panetonegate, José Roberto Arruda sofreu hoje mais uma derrota. O Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou a suspensão do leilão de lotes para a Cidade do Servidor, que vinha sendo alardeada como uma importante realização do governo Arruda. A decisão foi tomada a pedido do Ministério Público, que se colocou contra o direcionamento da licitação exclusivamente para servidores públicos.

Economia
Bovespa retrocede quatro meses
A Bovespa continua sua temporada de baixa. Pelo quinto pregão consecutivo, caiu. Desta vez, fechou em baixa de 0,69%, batendo 65 069 pontos. Uma queda de respeito, de 7%: na quarta-feira passada, a bolsa fechou com 69 909 pontos. O Ibovespa está hoje num patamar semelhante ao que alcançou no início de novembro.

Eleições 2010
Retirada de Ciro, só em março
Ciro Gomes desembarcou ontem em Recife para conversar com o governador Eduardo Campos sobre sua candidatura à presidência. Juntos, concluíram que não houve qualquer alteração no quadro eleitoral que imponha a imediata retirada de sua candidatura. É isso que Campos comunicará hoje a Lula.
Campos e Ciro continuam defendendo que a decisão sobre a retirada ou não da candidatura deve ser tomada apenas em março, após uma avaliação minuciosa de pesquisas. Os dois acreditam que só elas poderão convencer Lula de que ter dois candidatos da base aliada facilita a eleição de Dilma Rousseff.
A principal pesquisa que deve balizar a decisão do PSB - e ser levada a essa reunião de março - está sendo feita neste momento e deve ficar pronta já na próxima semana.

Sabrina e Lula

Além de Lula& família, quem irá ao camarote de Sérgio Cabral no Sambódromo é Sabrina Sato. Não irá trabalhando pelo Pânico na TV!, mas acompanhando o namorado, o deputado Fábio Faria.

Eleições 2010
Temer esvazia
O processo de esvaziamento da indicação de Michel Temer para a vice, que começou ainda em dezembro e se intensificou nos últimos dias, passa também pelas mudanças ocorridas no PT. Ricardo Berzoini e Cândido Vaccarezza eram dois dos principais defensores do seu nome e foram também responsáveis pela construção da sólida aliança PT-PMDB que deu governabilidade ao segundo governo Lula. Os dois, no entanto, estão perdendo poder.
Berzoini está prestes a entregar a presidência do PT para José Eduardo Dutra, que está longe de ser um defensor de Temer, e Vaccarezza será substituído no início de fevereiro na liderança do partido na Câmara.
Outros dois nomes que ajudaram a construir a aliança parlamentar foram o ministro Tarso Genro e o governador Jaques Wagner. Agora, ambos estão prestes a enfrentar candidatos peemedebistas nas disputas pelo governo do Rio Grande do Sul e da Bahia, respectivamente.

Três meses de silêncio
A cúpula do DEM não quer marola do diretório brasiliense da sigla, responsável pela crise do panetonegate. Para o presidente do DEM, Rodrigo Maia, a hora é de deixar a poeira baixar e só começar a pensar em eleição, se houver condições, em abril. Ainda é preciso tempo para avaliar o tamanho do estrago na imagem da legenda.

Internacional - Lula no Haiti
Lula vai ao Haiti em fevereiro. A viagem já estava programada antes do terremoto, mas ele tem dito quer mantê-la.

Gabeira e Maia
Fernando Gabeira e Rodrigo Maia se reuniram domingo no Rio de Janeiro. O assunto, mais que óbvio, era a candidatura do deputado verde ao governo. O verde é mais candidato ao governo que nunca.

Para Lula, Marina tucanou
Lula está insatisfeito com o papel que Marina Silva vem desempenhando nesta campanha. Em conversa recente com auxiliares, Lula disse lamentar que Marina tenha se tornado uma linha auxiliar do PSDB.