quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Matemática do Parazão - 2010

Confira o que os clubes precisam fazer para se garantir na próxima fase do Estadual

Os confrontos-chave para a definição das semifinais do primeiro turno do Campeonato Paraense ocorrerão no interior do Estado. Com o Remo classificado em primeiro lugar com uma rodada de antecipação, a atenção se volta para os jogos de Paysandu e Independente, que disputam a vice-liderança para ter a vantagem do empate nas semifinais e escapar do time com melhor desempenho na competição até o momento, o Leão.
O Papão encara o São Raimundo, no Colosso do Tapajós, em Santarém. O Independente enfrenta o Santa Rosa no Navegantão, em Tucuruí. Todos os jogos da sétima rodada acontecem no domingo, às 16 horas.
Por conta dos quatro empates consecutivos no Parazão, o Paysandu vai encerrar a fase em saia-justa. A vantagem aparente dos dez pontos conquistados não garante a classificação. Outros cinco clubes disputam três vagas para a fase seguinte - somente o Ananindeua não tem mais chances de lutar pela vaga. O problema é que o Pantera - assim como fez contra o Botafogo, do Rio, pela Copa do Brasil -, vai entrar na partida como se fosse uma final de campeonato. E o Papão tem tropeçado nas próprias pernas. Contudo, um empate garante a classificação bicolor, sem dependência dos demais resultados. A equipe santarena precisa vencer e esperar pela derrota dos adversários diretos.
O Independente pretende manter o embalo que o levou à vice-liderança do Parazão. Também vai enfrentar um adversário direto pela vaga, o Santa Rosa, mas com o apoio de sua torcida. Se vencer, o Galo dificilmente perderá a segunda posição para o Paysandu. Para derrubar o time do técnico Samuel Cândido, o bicolor Barbieri vai ter que vencer o São Raimundo com pelo menos dois gols de diferença. No saldo de gols, Papão e Independente estão empatados. O clube do interior ganha a disputa no número de gols marcados: 13 a 8. Mas o Santa também tem crescido na reta final do Estadual. E até se arrancar um empate fora de casa poderá se classificar, desde que Cametá, Águia e São Raimundo sejam derrotados.
Por dois pontos o Cametá escapou do grupo dos desesperados. O time de Artur Oliveira se classifica com um empate diante do Ananindeua, em Belém, se o São Raimundo vencer o Paysandu por 1 a 0 e com derrotas de Santa Rosa e Águia. Com uma vitória, só terá de ficar de olho no Santa. Mas a situação do Pantera de Santarém e do Azulão de Marabá é muito complicada. Continuam a sonhar somente se vencerem seus adversários: a dupla Re x Pa, respectivamente.

Veja a situação de cada equipe

1º - Remo: Está garantido como primeiro colocado da fase classificatória. Com 16 pontos, nenhum dos outros sete clubes pode alcançá-lo na tabela. Vai ter a vantagem do empate nas semifinais do primeiro turno e na final, caso se classifique.
2º - Independente: Segundo colocado, com 10 pontos, supera o Paysandu no número de gols marcados. Com um empate com o Santa Rosa, garante a classificação sem problemas. Em caso de derrota para o Pantera da Vila, tem que suar para não ser goleado. Caso contrário, a vaga nas semifinais estará ameaçada.
3º - Paysandu: Terceiro colocado, com 10 pontos, trava, a princípio, uma batalha particular para tomar a vice-liderança do Independente e ter a vantagem do empate nas semifinais. Um empate contra o São Raimundo, em Santarém, garante a classificação. Em caso de derrota, o Papão tem que torcer para Camerá e Santa Rosa não vencerem.
4º - Santa Rosa: A quarta posição, com oito pontos, não dá tranquilidade. Se vencer o Independente em Tucuruí, garante a vaga sem depender de outros resultados. Se empatar, tem que torcer por empate entre Cametá e Ananindeua. Se perder, precisará de derrotas de Cametá, Águia e São Raimundo.
5º - Cametá: Para entrar no G4 e seguir às semifinais, pode até empatar com o Ananindeua, em Belém, desde que o São Raimundo vença o Paysandu somente por 1 a 0 e que Santa Rosa e Águia sejam derrotados. Com vitória, precisa que o Santa Rosa pelo menos empate com o Independente.
6º - Águia: O Azulão encabeça a dupla que tem chances remotas de classificação. Ao lado do São Raimundo, tem cinco pontos e só poderá sonhar com a classificação se vencer o Remo, no Baenão. Além disso, precisa torcer por derrotas de São Raimundo, Cametá e Santa Rosa.
7º - São Raimundo: Vai ter a vantagem de enfrentar o Paysandu dentro de casa. Precisa vencer e torcer por derrotas de Águia, Cametá e Santa Rosa.
8º - Ananindeua: Com somente três pontos, na lanterna da competição, a Tartaruga perdeu as chances de classificação ainda na quinta rodada da primeira fase.