segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Últimas da Política Nacional

Vida dura para Crivella

 Apesar dos esforços de Lula e José Alencar em arranjar pra Marcelo Crivella uma boa dobradinha em outubro está complicada a vida do senador, que tenta a reeleição. Sérgio Cabral não topa apoiá-lo. Já tem seus dois candidatos ao Senado. Além disso, não esquece que Crivella cobrou muito caro o apoio a Eduardo Paes, no segundo turno das eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2008.
E o evangélico Anthony Garotinho? Com este também não há acerto: o pastor e deputado federal Manoel Ferreira, da Assembleia de Deus, do partido de Garotinho, vetou qualquer aliança com Crivella.

Pobre Sarney


José Sarney dedica hoje a sua coluna semanal na Folha de S.Paulo a fazer um rosário de lamentações em torno da dificuldade de se financiar as campanhas políticas. É, no mínimo, irônico. Eleito pela primeira vez deputado federal em 1954, dono do Maranhão desde a década de 60 quando se elegeu governador, Sarney conhece como poucos os caminhos para se eleger. Escreveu Sarney: - Se o dinheiro não sai de um financiamento público e não sai de particular, e se uma equipe de marqueteiro e sua parafernália eletrônica não custam menos de 10 milhões de reais, de onde virá o dinheiro? (…) Assim, a democracia, que é barata, fica cara, porque a solução será a porta escusa do caixa dois e seus custos inconfessáveis

Temer vai ou não vai?


Michel Temer foi convidado, mas não deverá comparecer ao lançamento oficial da candidatura de Dilma Rousseff, amanhã no encerramento do Congresso do PT. Temer avalia que não cabe ir enquanto estão pendentes as soluções da aliança PMDB-PT em vários estados importantes, sobretudo Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Bahia - aliás, Geddel Vieira Lima é um dos peemedebistas que mais o pressionam a recusar o convite. Temer teme ainda eventuais vaias que possa receber amanhã.
Ele recebeu telefonemas de todos os petistas que importam o chamando para ir ao evento de amanhã - inclusive de Lula.De qualquer forma, no final da tarde de hoje, a cúpula do partido se reúne para bater o martelo. Está certo, porém que os graúdos peemedebistas farão hoje à noite uma visita a Dilma Rousseff, na casa da ministra.