segunda-feira, 15 de março de 2010

Ainda sobre Mojui dos Campos

O presidente do TRE-PA, desembargador João Maroja, que presidia a sessão, lamentou a decisão em virtude do prejuízo que acarretou aos cofres da Justiça Eleitoral. Dos R$ 200 mil desembolsados pelo TSE para a realização das eleições em Mojuí dos Campos, R$ 140 mil já haviam sido gastos com a logística do pleito. Entre os gastos estão despesas com transporte de urnas, adequação de locais de votação, diárias e transporte para o pessoal técnico, treinamento de mesários, pessoal técnico e de apoio nas seções no dia das eleições.

"Estávamos com o processo totalmente pronto e agora volta tudo para a estaca zero. É recurso federal jogado fora", ressaltou o desembargador João Maroja destacando a frustração da expectativa da população do município e dos 14.738 eleitores que iriam escolher o primeiro prefeito e os vereadores do mais novo município do Pará. Sem contar os gastos perdidos em plena campanha dos três candidatos a prefeito e dos 68 vereadores que disputavam as nove cadeiras do Legislativo municipal.
Mojuí dos Campos foi criado pela lei estadual 6.268 de 1999. Em 5 de dezembro do mesmo ano foi realizado um plebiscito com a população de Mojuí e Santarém (ao qual era parte) ratificou o desmembramento. O TSE homologou o resultado do plebiscito em 2009. A Petição 27 pediu a realização das eleições para a emancipação do município e a resolução 4.754 do TRE-PA determinou as eleições, definindo o calendário geral. A manter-se a decisão, Mojuí dos Campos continuará sob a jurisdição de Santarém até que as eleições sejam consumadas, o que poderá ocorrer somente em outubro de 2012.

Ascom TRE-PA/Mídia 4