(Sessão solene lembra 100 anos da congregação)
A Câmara de Santarém realiza nesta segunda – feira, 31, sessão solene para lembrar os 100 anos de fundação em Santarém, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. O pedido da sessão é de autoria do vereador Carlos Jaime (PT).
A Câmara de Santarém realiza nesta segunda – feira, 31, sessão solene para lembrar os 100 anos de fundação em Santarém, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. O pedido da sessão é de autoria do vereador Carlos Jaime (PT).
Histórico
A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus foi fundada em 05 de dezembro de 1910, na cidade de Santarém, Estado do Pará, Região Amazônica. Trata-se de uma
Congregação brasileira, fundada por alemães, Do Amando Bahlmann, OFM e Madre Imaculada Tombrock.
Congregação brasileira, fundada por alemães, Do Amando Bahlmann, OFM e Madre Imaculada Tombrock.
Devido ao espírito missionário dos fundadores e do heroísmo das primeiras Irmãs, a Congregação desde cedo iniciou o seu processo de expansão, espalhando-se para outros países, estando representada atualmente em vários continentes.
Em 1958 a Congregação foi dividida em Províncias, ficando o Brasil dividido em duas: a de Santa Cruz, no Nordeste e a do Imaculado Coração de Maria, com sede no Norte do Brasil.
As demais províncias estão localizadas nas seguintes regiões: Estados Unidos – Província da Imaculada Conceição; Taiwan – Província Santo Nome de Jesus; Namíbia – Província da Epifânia do Senhor; Alemanha – Província de São José. O generalato está localizado nos Estados Unidos.
É na Província do Imaculado Coração de Maria, na cidade de Santarém – PA que está localizado o berço da Congregação, ou seja, “a casa mãe”. Um imponente prédio onde foi organizada a primeira comunidade religiosa, uma construção histórica que tem por nome Colégio Santa Clara.
O Colégio Santa Clara foi fundado no dia 11 de agosto de 1913, por Dom Amando Bahlmann e Madre Maria Imaculada de Jesus Tombrock, a fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.
Assim, em 09 de dezembro de 1916 foi autorizado a funcionar o Curso Primário, o que possibilitou um melhor preparo não só de meninas, mas também das jovens da cidade.
Em 1939, foi aberto o curso normal que visava principalmente ao atendimento das jovens pobres que não podiam deslocar-se para a capital a fim de completar seus estudos, como também ao preparo de professores que pudessem servir especialmente as escolas do interior.
Em 1946, após muitas lutas, muitos telegramas enviados ao MEC e muitas respostas negativas, finalmente foi concedida a autorização para o funcionamento do curso ginasial.
Em 1951, iniciou-se o curso normal (2º ciclo) visando o preparo de professores primários que pudessem servir as escolas da cidade e do interior.
Em 1976, o colégio foi autorizado a funcionar em nível de 2º grau com habilitação: Magistério, Administração e Comércio. Neste mesmo ano foi autorizado o funcionamento do 1º grau em oito anos, extinguindo-se assim o Curso Ginasial de quatro anos. Em 1981 foi reconhecido o curso de 2º grau, hoje Ensino Médio, no período de 1990 a 1998 para atender as exigências do CNE (Conselho Nacional de Educação), o Colégio funcionou com Educação Geral – Científico, Humanas, Biológicas e Exatas.
Atualmente o Colégio funciona no turno matutino com os Cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1º e 2º ano (regime de 9 anos) e de 2ª a 8ª série (regime de 8 anos), no turno vespertino Ensino Fundamental – 7ª e 8ª série e o Ensino Médio, totalizando 958 alunos. O Colégio conta 84 funcionários dos quais 41 são docentes.
O COLÉGIO SANTA CLARA ministra os níveis da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental em 09 anos e Ensino Médio, na modalidade de ensino regular na forma presencial. Está situado à Avenida São Sebastião Nº. 799, Santa Clara CEP 68005-090, na cidade de Santarém-Pará.
O Colégio atualmente tem como diretora Irmã Gizele Maria Pereira Marinho, tendo como lema “Enraizadas em Cristo, revelar o amor de Deus” e como carisma “Ser presença contemplativa e misericordiosa a todos, em constante prontidão para a missão de Cristo, especialmente entre os mais necessitados”. Desde o início a Congregação se dedicou à pastoral indigenista, educação e saúde dos mais necessitados.
Missão
Formar através da excelência na educação, numa perspectiva evangélico-libertadora, pessoas solidárias dinâmicas e comprometidas com a vida e com a transformação da sociedade.
Visão Ser um permanente referencial na construção do conhecimento e na formação de valores éticos, morais e cristãos na educação santarena.
Lema
Colégio Santa Clara – Educando por um mundo de Paz e Bem”. Visando o desenvolvimento dos talentos de seus educados, o Colégio realiza no decorrer do ano letivo diversas atividades: religiosas, culturais, artísticas, educacionais e recreativas, Núcleo de Arte, Balé, Futsal,
Capoeira, Flauta Doce e Violão.
Capoeira, Flauta Doce e Violão.
O Colégio Santa Clara dispõe de dois Laboratórios de Informática com vários equipamentos de multimídia para atender a demanda dos alunos de acordo com cada nível de ensino, dos docentes e demais funcionários.
Fonte: www.nossosantaclara.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário