quarta-feira, 23 de junho de 2010

Programação comemora os 349 anos de Santarém

Nascida a partir da chegada do padre Felipe Bettendorf a uma aldeia dos índios Tapajós localizada no encontro de dois grandes rios (Tapajós e Amazonas), no ano de 1661, Santarém comemorou ontem 349 anos de fundação. As comemorações foram abertas na sexta-feira passada e prosseguem até o próximo dia 30 com a inauguração de diversas obras da prefeitura. No feriado de aniversário, a população foi brindada com diversas atividades culturais, sociais e esportivas.
A cidade amanheceu em ritmo de ressaca depois do show do cantor Fábio Júnior ocorrido na véspera na orla da cidade, que reuniu um público de mais de 30 mil pessoas. Enquanto isso, atletas e desportistas se revezavam nas atividades do Viradão do Esporte, uma novidade na programação em homenagem ao aniversário da cidade. Foram 24 horas de esporte e lazer promovidas pela Prefeitura, no Parque da Cidade e em outros pontos. O objetivo era incentivar as práticas esportivas e de lazer junto à população.
ntem pela manhã aconteceu a Missa Tapajônica, celebrada na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição pelo padre Ronaldo Nascimento, que destacou a importância da cerimônia religiosa no dia do aniversário uma vez que a cidade foi fundada por um religioso. “Nesta cerimônia, celebramos a fé de que o povo de Santarém terá dias melhores”, disse.
Mais de cinco mil atendimentos foram feitos durante o dia por todas as secretarias municipais que se concentraram no Parque da Cidade para oferecer serviços de expedição de documentos, orientações jurídicas e atendimentos na área de saúde.
À noite de ontem, no show de encerramento, em frente ao Museu João Fona, artistas locais como Jana Figarela, Everaldinho Martins, Maria Lídia e Nato Aguiar participaram do show Canta Santarém, interpretando composições próprias e do maestro Isoca. A filarmônica Professor José Agostinho também homenageou o maestro, falecido em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário