sábado, 30 de outubro de 2010

BNDES é denunciado...

BNDES financiou desmatamento e trabalho escravo na Amazônia

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que frigoríficos com financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) adquiriram gado de fazendas envolvidas em desmatamento e trabalho escravo. Segundo o TCU, isso aconteceu devido a uma falha de coordenação da Casa Civil.
O relatório do TCU é a resposta a uma solicitação de informações formulada pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, em novembro de 2009. A Comissão determinou a fiscalização do BNDES, Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, para verificar se esses bancos são responsáveis por desmatamento ligado ilegal na Amazônia.
O objetivo da auditoria era identificar se as diretrizes adotadas pelos bancos oficiais na concessão de financiamentos a atividades agropecuárias na Amazônia Legal estão em conformidade com a legislação ambiental e com as políticas de redução do desmatamento, e se a concessão de crédito rural induz a adoção de práticas sustentáveis na região.