sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SEGUNDO TURNO

 Eduardo Fonseca é professor e advogado

Daqui há quarenta e oito horas você, prezado eleitor, estará, na fila para exercer o seu direito e dever do voto, no segundo turno das eleições para Presidente da República e, no nosso caso, no Pará, segundo turno para o Governo, 2010, assim vamos aproveitar esta oportunidade de, mais uma vez, exercer o direito estabelecido pelos princípios democráticos.
Nas eleições atuais, não podem faltar a figura, não mais do animador de comício, mas do marqueteiro. Este é o responsável de vender a imagem, do candidato (sempre sorridente), agradável, afável para com as crianças, idosos, pedintes, pobres, sujos e mal trajados.
Ele o marqueteiro é que faz a diferença, leva o candidato a tomar café em boteco, comendo em lata de goiabada, só não subiram ao morro. Notaram? Faz o bonito ficar lindo, o feio ficar bonito e a reavivar a memória do eleitor pelo que ele fez para ser merecedor do seu voto, às vezes, mentem, na grande maioria, e olhem só, mentiras escandalosas, aberrantes, como na atual campanha para governador do Pará.
A candidata que está no poder tentando ficar por mais quatro anos, nesta última semana veicula algumas inverdades, no intuito de iludir o eleitorado santareno, abandonado, por quatro anos, como construir o novo aeroporto santareno, discurso desgastado pelo atual vice governador que passou quase quatro anos dizendo que ia construir o novo aeroporto de Santarém, que a licitação já estava pronta, trouxe um boing da alegria, para mostrar o projeto, coisas assim e etc e tal. Mas a única obra que foi feita ali, foi a recuperação de uma parte do telhado, que foi derrubada por um temporal e o loteamento do minúsculo  estacionamento para os chamados credenciados. E o povão que também utiliza o aeroporto fica de lado.
Criar um entreposto fiscal da zona franca de Manaus. Que ridículo! Como se isso fosse quitanda, ainda bem que o governo do Amazonas não pactuou com engodo e não se fez representar para essa farsa. Obrigado os santarenos agradecemos.
O asfaltamento da BR 163- só se for a parte que está na zona urbana de Santarém até o Tabocal, que já estava asfaltada, foi recuperada. Só acredita quem nunca foi, nestes tempos em Rurópolis, Placas até o Uruará, por exemplo, que a pista é uma pista adequada para um rally, excelente para quem pratica esse esporte.
Eu dou a mão a palmatória, perdi uma, quando da inauguração do pronto socorro municipal, urgência e emergência. Inaugurado, às pressas, antes das eleições, colher dividendos eleitorais. Não foi igual ao restaurante popular que inauguraram, também, às pressas e só foi funcionar quatro meses depois, alegando que necessitava de acabamento e adaptações.
Além disso, bastou o primeiro chuvisco, antes, do temporal de terça-feira, para confirmar a falta de saneamento básico em Santarém, os bueiros, aqui a culpa não é só do governo municipal, mas, de toda a população que joga lixo nos bueiros, como no centro comercial e próximo do Mercado Modelo e daqueles que jogam entulho no meio das ruas. A cidade alagou geral.
As obras do PAC do Uruará e Mapiri, há quase três anos que se diz que se vai concluir e nada, ficaram na lama. Os esgotos urbanos que deságuam no rio Tapajós, transformaram o rio azul, suas águas ficaram turvas, contaminadas pelo esgoto da cidade.
A educação está representada pelo muro da Escola Richard Hemmington que foi para o chão e apareceram milhares de goteiras e o perigo da rede elétrica, e ainda ficam falando que o Pará está às mil maravilhas, principalmente na educação, saúde e segurança (oitenta assaltos nos dois últimos meses, só em Santarém).
Então, neste domingo, antevéspera do dia de finados, vamos reverenciar os nossos falecidos, votando para o bem do Brasil, do Estado do Pará e para Santarém, para que pelo menos se providencie um novo cemitério para nossa cidade.
E para encerrar só para lembrar aqueles que estejam esquecidos, a travessa Turiano Meira começa na Rui Barbosa, atravessa o conjunto Tapajós, chamado Cohab, o bairro do Diamantino e termina no bairro de Santo André e não se encerra na Av. Muiraquitã. Atenção para a placa do asfaltamento