sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Coluna do Thompson Mota - Impacto

(91) 9999-8448 // (93) 3529-2132 • e-mail: motathompson@bol.com.br  // thompson-mota@hotmail.com
SAÚDE
Inaugurado o Pronto Socorro do Hospital Municipal de Santarém, na manhã da última segunda-feira (25). A nova estrutura tem entrada pela Avenida Marechal Rondon e conta com 42 leitos, modernas salas de observação adulta e pediátrica, ultra-som, ecocardiograma e eletrocardiograma, ortopedia e traumatologia, salas para pequenas cirurgias e curativos, de reanimação, de reunião, postos de enfermagem, dois consultórios médicos, sala de serviço social, recepção com cadeiras novas e almofadadas e computadores, entre outros. Os atendimentos no novo PSM continuarão sendo de urgência e emergência a pacientes de Santarém e cidades vizinhas. Em média, atendíamos cerca de 12 mil pessoas por mês. Não tenho dúvidas que a partir de agora, a demanda aumentará para pelo menos 15 mil pacientes/mês, externou José Antônio Rocha, Secretário Municipal de Saúde.
 
SAÚDE II
A prefeita Maria do Carmo explicou como surgiu a idéia da parceria para construir o novo PSM. Nós conversamos em 2007 com o governo do Estado sobre a importância de reestruturarmos os setores de urgência e emergência do Hospital Municipal e oferecer a Santarém e região um atendimento digno e de qualidade. O governo estadual entendeu essa necessidade, fechou parceria conosco e investiu mais de R$ 5 milhões nessa obra. Então, a mim como prefeita, só resta agradecer, enfatizou. A Secretária de Saúde do Pará, Fernanda Duarte; Deputado Estadual, Carlos Martins; Vereadora Marcela Tolentino; secretários municipais e convidados, também participaram do ato de inauguração. A Estacon Engenharia foi responsável pela obra, tendo a frente o amigo engenheiro Arlindo Gonçalves.
 
ELEIÇÕES 2010
Faltam dois dias para o segundo turno das eleições gerais de 2010. Um dos diferenciais deste pleito é a possibilidade de votação por presos provisórios e adolescentes internados em 424 estabelecimentos prisionais e unidades de internação de 25 estados e do Distrito Federal. No dia 31 de outubro, o direito ao voto poderá ser exercido por 20.099 eleitores nos presídios. Apenas o estado de Goiás não realizará votação nesses estabelecimentos. Além dos presos provisórios e adolescentes internados, também poderão votar nesses locais os servidores do sistema penitenciário, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Defensoria Pública e mesários, entre outros servidores que estarão colaborando com a Justiça Eleitoral.
 
FICHA LIMPA
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal, para a vaga de Eros Grau, que se aposentou, será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até dezembro. Logo depois da eleição presidencial, o presidente vai consultar o sucessor ou sucessora para tomar a decisão. Isso não quer dizer, no entanto, que o julgamento do Ficha Limpa será concluído este ano. O novo ministro poderá pedir vista.
Estão no páreo Cesar Asfor Rocha, do STJ, o advogado e federal José Eduardo Cardozo (SP), Luiz Edson Fachin, o ministro do STJ Luiz Fux, e Teori Albino Zavascki.
 
MORDAÇA                                                                                                              
A iniciativa de alguns estados de propor a criação de conselhos de Comunicação para regulamentar a atuação da mídia foi criticada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O presidente nacional da entidade, o paraense Ophir Cavalcante, disse que a decisão contraria a Constituição. Segundo ele, é uma forma de limitar a liberdade de imprensa no país. O Ceará foi o primeiro estado a tomar a iniciativa. Na semana passada, a Assembléia Legislativa cearense aprovou a criação de um conselho, vinculado à Casa Civil, com a função de “orientar”, “fiscalizar”, “monitorar” e “produzir relatórios” sobre a atividade dos meios de comunicação, em suas diversas modalidades. A Bahia, o Piauí, Alagoas e São Paulo também estudam a proposta. Para OAB, a criação de conselhos estaduais é um fato “extremamente preocupante”. “Isso aparenta ser um movimento concertado entre vários líderes políticos com o intuito de restringir o papel da imprensa”, disse Ophir.

OPERAÇÃO SORRISO
Vereador Henderson Pinto (DEM), destacou na tribuna da Câmara Municipal a Operação Sorriso do Brasil, um programa que envolve avaliações, cirurgias corretivas de fissuras labiopalatinas, atendimento pós-operatório e formação profissional de médicos. A ONG estará em Santarém de 1º. a 6 de novembro onde serão realizadas mais de 70 cirurgias corretivas gratuitas. A triagem será dia 1º. na Casa da Criança e as cirurgias serão entre os dias 3 e 6 de novembro no Hospital Maternidade Sagrada Família (São Camilo).
 
CRÍTICA                                                                                                                       
Vereador Nélio Aguiar (PMN), na Tribuna da Câmara Municipal criticou a idéia da governadora Ana Júlia Carepa em querer transformar Santarém, num entreposto comercial da Zona Franca de Manaus. Segundo ele, isso é querer transformar a nossa cidade em um depósito de Manaus. O parlamentar defende que Santarém seja contemplada com a Área de Livre Comércio, com isenção fiscal, atraindo investimentos empresariais e industriais a se instalarem em Santarém, proporcionando a criação de emprego e renda para a população. 

As última do Motinhas - compre o Jornal "O Impacto" pra ler...