domingo, 27 de fevereiro de 2011

Editorial do Blog

Efeito dominó no tabuleiro do improvável

José Colares
Há algum tempo atrás, não imaginávamos algumas possibilidades sobre determinados temas. Achávamos até que algumas coisas não mudariam, pois eram e seriam culturalmente aceitas. Acreditávamos que determinados povos adotavam regimes por particularidades culturais, religiosidade e crendices, mas a exploração é repudiável em qualquer cultura.

O exemplo de Egito e Líbia reflete o apelo democrático e modificações ocasionadas no pensamento das pessoas por conta do acesso a informações e tendências democráticas e libertárias, o que motiva uma preocupação e desencadeamento de ações imediatas dos ditadores desde corte da internet e comunicações, até a força. A informação é a arma mais poderosa da população.

Atenção ditadores, o mundo clama por liberdade de expressão e opinião numa linha de diálogo democrática, sem espaço para conservadorismo egocêntrico, ou manipulações e imposições de qualquer natureza. Queremos oportunidades, melhores condições de vida, e não aceitamos mais poucos com muito, e muitos sem nada.

É notória a insatisfação em quaisquer relações deste tipo. Eles sabem disso. Nada é maior que a opinião pública. As reivindicações são as mesmas no mundo todo - melhorias em serviços de saúde, educação, remuneração e oportunidades, principalmente a população jovem e carente. Será que estamos presenciando uma nova era libertária?

Pois é, e será refletida no mundo todo. Cada conquista alimenta o desejo de outros povos, de diferentes raças e crenças a buscarem a sua liberdade, num verdadeiro efeito dominó no tabuleiro do improvável, onde só serão mantidas imposições por lealdade ou cumplicidade recíprocas em condições razoáveis de aceitação por determinado tempo, até o ponto de enxergá-las e entendê-las através da informação e do exercício da cidadania, criando a formação de uma opinião sobre. Daí há luta, insatisfações e reivindicações.

Percebemos então que o mundo não aceita mais imposições ditatoriais, nem ações extremadas de qualquer natureza em favorecimento de uns (poucos) e detrimento de muitos outros. Veremos muita coisa neste sentido, ainda. O que está acontecendo é uma verdadeira lição para qualquer líder.