segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vereador Emir Aguiar(PR) na sessão do Poder Legislativo de hoje - 28.02.2011

vereador Emir Aguiar (PR), na tribuna, requereu a implantação do ensino médio, na escola de Cucurunã. Na integra o conteúdo do documento: “Amparado nos preceitos do Regimento Interno, o membro deste Poder, signatário do presente, requer que, após os trâmites regimentais e com a necessária aprovação dos ilustres membros do soberano Plenário, que seja encaminhada a presente proposição em atenção ao Governo do Estado do Pará, providências junto a Secretaria Estadual de Educação, através da 5ª URE, para que inclua na sua programação a IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, na comunidade de Cucurunã – Região do Eixo Forte. Segue em anexo solicitação da Associação de Moradores e Direção da Escola.
Que a cópia dessa manifestação seja dado conhecimento do inteiro teor à direção da Associação de Moradores da Comunidade de Cucurunã, em atenção ao presidente Sr. Fernando dos Santos Miranda, extensivo ao diretor da escola, Sr Clayton Soares Bentes.
 Fundamentação
Senhores vereadores, sabemos que a qualidade do ensino é fator preponderante para se alcançar um efeito transformador no processo educacional beneficiando como um todo a sociedade. A presente proposição expressa a grande preocupação dos moradores, pais de alunos e representantes local, que além das preocupações quotidianas, se preocupam com a questão educacional dos munícipes. A escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, atende a própria comunidade do Cucurunã, atende ainda um contingente estudantil das comunidades: Ponte Alta, Pajuçara e Santa Maria, distribuídos nas modalidades do ensino infantil até 8ª série, atendendo nos turnos manhã, tarde, funcionando ainda com as 3ª e 4ª etapas do EJA. Hoje, lideranças, pais de alunos têm uma grande ansiedade em relação à implantação do ensino médio na comunidade, pois segundo relato dos comunitários, os alunos se deslocam para outras comunidades ou para Santarém, acarretando inúmeros prejuízos financeiros, com transporte alimentação, e certamente muitos pais de famílias não tem condições mínimas de arcar com despesas dos seus filhos fora do seu domicílios, para então concluir o tão sonhado ensino médio.  Diante do exposto e compartilhado com o apelo dos comunitários, é que solicitamos atenção ao pleito com máxima urgência visando atender a demanda da comunidade escolar que reivindicam um dos direitos básicos garantidos na Constituição Federal, que é a educação, e com isso contribuir garantir com educação de Jovens e Adultos das comunidades do Eixo Forte.
Baseado nesse raciocínio e com o pensamento voltado para o interesse e o bem estar do povo que representamos, é que solicitamos que seja encaminhada a presente proposição em atenção ao Governo do Estado do Pará, providências junto a Secretaria Estadual de Educação, através da 5ª URE, para que inclua na sua programação a IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, na comunidade de Cucurunã – Região do Eixo Forte.”