quinta-feira, 31 de março de 2011

Listas fechadas nas eleições parlamentares

A Comissão Especial de Reforma Política do Senado aprovou, na noite de ontem, a proposição de adoção do sistema de listas fechadas para as eleições proporcionais.
Caso a proposição seja aprovada no plenário das duas Casas (Senado e Câmara), o eleitor não mais votará no candidato e sim no partido, que depositará na Justiça Eleitoral a lista aprovada em convenção.
O número de votos conseguido pelo partido determinará o número de cadeiras a preencher no parlamento. As vagas serão preenchidas na ordem da lista.
O maioria dos países democráticos usa o sistema de lista fechada, que é a forma menos insegura de implantar o financiamento público de campanha e a forma mais segura de, aos poucos, varrer o personalismo político, prejudicial à maturidade democrática.
No Brasil, devido à incipiência democrática, onde o candidato cultua a própria personalidade e o eleitor quer estabelecer correspondência com ela, o sistema de listas fechadas não é bem visto.
Sou a favor do estabelecimento das listas fechadas. Para entender melhor o sistema, clique na imagem  e leia um artigo que escrevi sobre o assunto.