segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coluna do (*)Thompson Mota - Impacto

Thopson

(*) Um dos mais capacitados jornalistas do Estado do Pará

 TABAGISMO

Na última terça-feira (31.05) foi comemorado o Dia Internacional Contra o Tabagismo. Conhecer os efeitos do cigarro, as etapas a serem superadas e as vantagens da cessação do vício proporcionam melhorias no corpo e qualidade de vida.  Parar de fumar. Para quem não é fumante, parece ser tarefa fácil. É só parar e pronto. Mas não é bem assim. Para quem alimenta este hábito, seja por costume, dependência ou mesmo motivado por aquela desgastada impressão de elegância que foi atribuída ao ato de fumar, não é uma decisão simples de fazer. Quantas histórias conhecemos de pessoas que largaram o cigarro por alguns dias e depois voltaram? Mas, nem tudo são derrotas.
SANGUE
Como é do conhecimento de grande parte da população, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano pode o doar. Dessa forma, o sangue existente nos hemocentros depende diariamente de todos os que decidem doá-lo em solidariedade àqueles que estão com a saúde debilitada. Segundo a Fundação Pró-Sangue, a cada 2 minutos algum paciente necessita de transfusão no Brasil. Todavia, o número de doadores ainda é pequeno em nosso país, menos de 2% da população. Isso faz com que os hemocentros enfrentem problemas com o paupérrimo estoque de bolsas de sangue. O sangue doado é rapidamente reposto pelo organismo. O doador não sofre nenhum prejuízo. Além disso, uma doação pode salvar até três vidas. Convoco os amigos de Santarém a doarem sangue.
CADEIA NELES
A ética é mais que um assunto acadêmico é uma ação que move os seres humanos para a sua finalidade. Desde Sócrates a ética tem sido compreendida como sendo um instrumento que orienta o comportamento das pessoas para atingirem o seu fim – a felicidade. A moral por sua vez, mesmo andando junta com a ética se diferencia, pois se estabelece nas normas de condutas por vínculos culturais que se transformam em códigos para permitir que a convivência humana promova o bem de todos. Kant diz que a ética se constitui como um desejo a ser alcançado, enquanto que a moral é ação humana prática. Nessa visão, uma pessoa bem sucedida é que demonstra esperteza, da mesma forma que o governante “burro” é aquele que sai pobre da administração porque perdeu as oportunidades, ou ainda se aceita que “ele rouba, mas faz”.
CADEIA NELES II
A população do Pará diante dos inúmeros problemas sociais e roubalheiras existentes em alguns municípios e ainda acrescidos com denúncias de corrupção que envolve a Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) deveria se indignar e se posicionar contra os que usam o poder público para se locupletar. Esse mutirão de indignados deve ser composto por pessoas e instituições que entendem que o bem comum é imperioso em qualquer sociedade e que os poderes públicos devem estar a serviço da população e não servir como um lugar daquelas pessoas inescrupulosas. Essas pessoas de conduta duvidosa além de não servirem para o serviço público, também devem ser afastadas do convívio social, ou seja, presas.

 Atenção: As Motinhas leia no Impacto

Thompson cadê o bicho( rsrrsr!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário