segunda-feira, 13 de junho de 2011

TSE? Plebiscito para criação de novos estados deve ocorrer em dezembro

O Tri­bunal Su­pe­rior Eleitoral prepara para a primeira quinzena de dezembro o plebiscito que vai definir se o es­tado do Pará será di­vi­dido para a cri­ação de Ta­pajós e Carajás, in­formou o pres­i­dente do TSE, Ri­cardo Le­wandowski.
No mês pas­sado, a Câ­mara aprovou de­cretos leg­isla­tivos que deram prazo de até seis meses para a re­al­ização da con­sulta aos mais de 3 mil­hões de eleitores paraenses.
Um grupo de tra­balho fi­cará re­spon­sável pelos prepar­a­tivos para con­sulta, como orça­mento, cam­panhas pub­lic­itárias e questões de logís­tica. Se­gundo Le­wandowski, a Justiça Eleitoral tem orça­mento para pagar o custo do plebiscito, es­ti­mado em cerca de R$ 5 mil­hões, mas ele não descarta a pos­si­bil­i­dade de ne­ces­sitar um re­forço fi­nan­ceiro.
“A Justiça Eleitoral é uma máquina azeitada. Quando de­man­damos os mais de 3 mil juízes eleitorais e 25 mil servi­dores, ela re­sponde pronta­mente. O ideal seria co­in­cidir com as eleições mu­nic­i­pais. Mas o Con­gresso nos impôs o ônus de fazer o plebiscito saindo de eleições gerais e preparando as mu­nic­i­pais. Talvez seja pre­ciso um aporte adi­cional [de re­cursos]”, afirmou Le­wandowski. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário