terça-feira, 6 de setembro de 2011

Coluna do Thmpson Mota/O Impacto

ThompsonSURDEZ
Nos últimos 12 anos, cresceu a expectativa de vida média do brasileiro, que hoje já passa de 73 anos. Como garantir qualidade de vida a cada vez mais numerosa terceira idade no Brasil? Prevenir os problemas é sempre a melhor maneira de lidar com o envelhecimento. Ir regularmente ao médico e manter uma alimentação equilibrada são maneiras de evitar problemas de saúde. Muitos já seguem essas orientações, mas ainda relutam quando o assunto é surdez. Cuidar da saúde auditiva é tão importante quanto cuidar do resto do corpo, pois uma boa audição garante um convívio saudável em sociedade e traz mais alegria de viver.
PRÊMIO
Últimos dias para inscrever trabalhos no 18º Prêmio CNT de Jornalismo. Podem participar as produções jornalísticas que abordem os temas transporte no Brasil e meio ambiente. Os jornalistas que pretendem concorrer ao 18º Prêmio CNT de Jornalismo devem se apressar. O prazo para inscrições termina às 18 horas do dia 5 de setembro. Um dos mais prestigiados pelos jornalistas brasileiros, o prêmio oferecido pela Confederação Nacional do Transporte destaca as reportagens que informam à sociedade sobre o papel do setor de transporte no desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país.
PIZZA
O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro, recebeu na segunda-feira (29), uma delegação de 15 parlamentares alemães que estiveram em visita oficial ao Pará. Para o chefe da delegação alemã, Manfred Zölmer, a visita contribuiu para mudar a imagem da Amazônia no exterior. Segundo ele, nem sempre essa imagem corresponde à realidade. O parlamentar alemão acredita que os dois países (Alemanha e Brasil) são totalmente diferentes com relação à corrupção, referindo-se ao escândalo recente na Assembléia Legislativa onde foram desviados cerca de 20 milhões do dinheiro do povo paraense. Em seguida os deputados paraenses serviram Pizza aos parlamentares Alemães, que por sinal, não gostaram do sabor. Marmelada. 
TABAGISMO
Em 19 anos, o número de fumantes no Brasil caiu de 33% para 17% da população. Apesar dessa conquista, o tabagismo ainda impera com um dos vilões na luta da sociedade brasileira por mais saúde e bem-estar econômico e social. O tabaco ainda é presença marcante na população jovem: é a segunda droga mais consumida nesse grupo. A proibição de fumar em ambientes fechados reduziu drasticamente a poluição nesses ambientes, comprovando a inequívoca participação do tabaco nesse tipo de poluição.
TABAGISMO II
A PTA (Poluição Tabágica Ambiental) pode conter mais de 4.000 substâncias – 40 delas são comprovadamente cancerígenas e outras, irritantes do trato respiratório, além, claro, do monóxido de carbono, que favorece o infarto e o acidente vascular cerebral. Crianças expostas a PTA estão mais suscetíveis à asma, pneumonia, bronquite, otite, sinusite e síndrome da morte súbita infantil.  Adultos, nessa mesma condição ambiental, tem maior risco para doenças do pulmão, como bronquite, enfisema e câncer. Mulheres grávidas expostas às substâncias tóxicas do tabaco no ambiente têm mais chance de terem bebês abortados, com nascimento prematuro e baixo peso.
GUERREIRAS
Há alguns anos, as mulheres brasileiras vêm conquistando os seus espaço no mercado de trabalho. Hoje elas disputam vagas de igual para igual em qualquer setor ocupando postos de trabalho que antes eram destinados somente a homens, entre cargos de chefia e até mesmo as tarefas consideras puramente masculinas, como pedreiro e eletricista. Hoje, as mulheres disputam vagas principalmente no setor da construção civil. A informação é de João Pimentel, diretor de relações institucionais da Norte Energia S/A, empresa responsável pela implantação e construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no Pará . A obra conta com 137 mulheres, que representa  14 por cento da mão de obra da construção da usina.
SAÚDE
Uma equipe composta por 55 multiprofissionais (pediatra, ginecologista, dermatologista, oftalmologistas, anestesista, cirurgião, clínico geral, técnicos, de enfermagem, enfermeiros) da área de Saúde de Santarém está desde o último sábado (27), nas regiões de Arapiuns e Tapajós, promovendo ações cirúrgicas gerais e oftálmicas com o apoio de profissionais do Projeto Saúde & Alegria (PSA) e Expedicionários da Saúde. A IV Jornada Cirúrgica de Santarém é mais uma ação do Governo Cidade da Gente, através da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), que visa melhorar a qualidade de vida da população da região de rios. Estão sendo disponibilizadas 200 (duzentas) cirurgias nas seguintes especialidades: 100 cirurgias gerais (50 Herniorrafia e Pequenas Cirurgias) e 100 cirurgias oftálmicas (50 cataratas e 50 Pterígio). O local de referência para os procedimentos  está sendo a comunidade de São Miguel, no Rio Arapiuns. Para o acesso aos serviços, foi realizada uma pré-seleção dos pacientes por enfermeiros da secretaria municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário