quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Governo autoriza crédito fácil à açaí e borracha


A cadeia produtiva do açaí, que mobiliza no Pará mais de 300 mil famílias de 54 municípios, oferecendo-lhes alternativas de ocupação e renda, deixa a “clandestinidade” em que historicamente foi mantida pelas autoridades de Brasília e acaba de ganhar o calor oficial do Ministério da Agricultura. O açaí (e com ele também a borracha natural) foi incluído na lista de produtos com acesso autorizado às linhas de crédito para comercialização.
Governo autoriza crédito fácil à açaí e borracha (Foto: Wagner Almeida/Arquivo)Elaborada pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a lista relaciona produtos de todas as regiões do país que podem ser beneficiados pela concessão de créditos oriundos de Empréstimo do Governo Federal.
Esse crédito é destinado a cooperativas, beneficiadoras e agroindústrias, mediante duas condições básicas. Uma, que adquiram a matéria-prima diretamente de produtores rurais, e a outra, que façam a compra por preço não inferior ao preço mínimo fixado.
DOL/Embrapa