sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Veja as notícias quentes do Bocão desta semana

REFIS DA CRISE
Uma empresa homologou requerimento junto à PGFN demonstrando que foi excluída do parcelamento por falha do sistema, já que incluiu todos os débitos no Refis, e o sistema excluiu da consolidação uma única inscrição de um processo. O órgão vem colocando dificuldade e prejudicando contribuintes que tentam regularizar seus débitos. Em um balanço divulgado pela RFB, menos da metade dos contribuintes que aderiram ao parcelamento conseguiram consolidar os débitos. Apesar do alto índice, os órgãos não aceitam que o erro foi do sistema.
APREENSÃO
È visível a preocupação do PT com a possibilidade da dupla Alexandre Von e Nélio Aguiar na disputa pela prefeitura de Santarém. É imbatível. Juntos, estarão PSD, DEM e PMDB. Esse time quer isolar o PT e colocar um fim na era do partido no Pará.
DUPLA DE FERRO
O resultado do trabalho do delegado Gilberto Aguiar, com a colaboração do Secretário adjunto de Polícia Rilmar Firmino, determinou o índice de violência registrado em Santarém considerado o menor do Brasil. Parabéns, também, às polícias Civil e Militar.  Fonte: revista Veja.
PESQUISA DO LIXO
Enquanto isso, Santarém foi considerada a cidade mais suja do Brasil. Fonte: revista Veja. Como pode a cidade receber turistas com tanta sujeira na rua. Vergonha para a prefeita Maria do Carmo.
PESQUISA INTERNET
Santarém está entre as piores cidades do Brasil em banda larga. Fonte: revista Veja.
PESQUISA FOSSA
Santarém está entre as cidades mais fedorentas do Brasil. Fonte: revista Veja. Prefeita Maria, tem que trabalhar e melhorar o saneamento básico.
PESQUISA ENCOMENDADA
Tomei conhecimento que essa visita do jornalista da revista Veja foi com o objetivo de influenciar na campanha de 2012. Segundo comentários, tudo para prejudicar a administração da prefeita Maria do Carmo. Se for verdade, isso é jogo baixo, quando expôs Santarém à situação vexatória prejudicando o turismo e a imagem da cidade. Bem como isso é para influenciar no Estado do Tapajós.
DECISÃO
O vereador Mauricio Corrêa perdeu a ação que havia movido para sair do PMDB. Isso demonstra que o deputado Antonio Rocha estava certo. O resultado não influenciou na decisão do Vereador, já que ele se filiou no PSD com ajuda da legislação.
LIXO
De janeiro a outubro deste ano foram confirmados 1.276 casos de dengue a partir de 2.076 casos notificados. Se comparados com os números do ano passado, no mesmo período, foram registrados 445 casos confirmados. A fundação Osvaldo Cruz divulgou uma pesquisa recente apontando que não basta apenas se livrar da água parada. Mais que isso, é preciso fazer limpeza dos recipientes onde são depositados os ovos do mosquito da dengue. O chefe da DIVISA, Jorge Eymar, alerta a população sobre os cuidados com o lixo.
LIXO II
A recomendação chega no momento em que a revista VEJA trás uma matéria onde aponta Santarém com uma situação nada compatível com o título de “Pérola do Tapajós”. Um trecho da reportagem do jornalista Marcelo Sperandio, diz textualmente: “Santarém, no Pará, tem o pior índice de coleta entre as 106 cidades analisadas. Só 75% das casas têm o lixo recolhido. O restante fica pelas ruas ou é queimado em quintais”. Precisa dizer mais alguma coisa?
APAC
É lamentável constatar que enquanto sobram 100 vagas todos os meses, das 250 vagas disponíveis no Hospital Regional para a realização de exame de mamografia, centenas de mulheres esperam 6 meses na fila para conseguir fazer o exame, e mais 5 pra receber o resultado. A denúncia é da presidente do Conselho da Condição Feminina de Santarém, Edna Assunção. O motivo é puramente burocrático: uma guia chamada APAC, que atualmente só pode ser solicitada por um médico. A denunciante afirma que até por falta de formulário disponível nos Centros de Saúde, a solicitação deixa de ser feita. Isso é um absurdo.
APAC II
Mas nem tudo está perdido. Na última sessão da semana, na Cârama, que antecedeu o feriado, o vereador Nélio Aguiar apresentou Projeto de Lei que vai desburocratizar o acesso das mulheres ao exame. Pela proposta, a famigerada APAC poderá ser solicitada pela enfermeira de plantão no Posto de Saúde. A medida vai agilizar, mas com a demanda reprimida, fatalmente as vagas que mascaram ociosidade, deverão ser preenchidas rapidamente. Aí vai surgir a necessidade de a Secretaria Municipal de Saúde fazer voltar a funcionar para realizar o exame de mama o equipamento que está parado desde ano passado. O BOCÃO teve acesso à informação de que não compensa reativá-lo, pois se trata de um equipamento obsoleto, que por incrível que possa parecer, funcionou apenas alguns meses em meio a uma festa que antecedeu a sua instalação. Imagina se não tivesse lei pertinente assinada em 2008 pelo então presidente Lula, garantindo o acesso ao exame? O número da lei é 11.664/2008.
EMPODERAMENTO
Essa palavra pode parecer estranha, mais para o lado do neologismo. Mas não é bem assim. A recém empossada vereadora Ivete Bastos, fez uso do termo não apenas no sentido da conquista de poder pelas mulheres. A palavra, digamos, foi “inventada” por nada mais nada menos que Paulo Freire, e está relacionada à “Pedagogia Libertadora”. A vereadora Ivete sabia o que estava dizendo, pois ela vem das bases, tendo sido inclusive presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Será que ela usa expressões como essa entre os nossos amigos interioranos? Ou seria só uma forma de demonstrar que tem cultura?
RIO É RUA
A troca de status da agora Delegacia Fluvial de Santarém acabou trazendo algumas revelações curiosas. Na jurisdição da Delegacia estão 21 municípios do Oeste Paraense. São 8.300 embarcações legalizadas, “só as legalizadas”, que transportam anualmente, cerca de 400 mil passageiros, “só aqueles constantes da lista”. Com tantos números em uma região eminentemente fluvial, não dá pra não observar que a empresa de navegação do Deputado Antonio Rocha é a maior do mundo em transporte fluvial de passageiros, segundo um estudo do economista José Lima. Não é exagero do poeta santareno Rui Barata, ao afirmar “este rio é minha rua”. Ainda bem que os rios que cortam Santarém, não precisam de “operação tapa buraco”. Já pensou como ficaria a situação de quem precisa usar os rios como acesso?
SOBE
Para os membros do Comitê que estão conseguindo arrecadar recursos para ajudar na campanha do SIM, de empresários e políticos dos municípios que devem compor a nova Unidade da Federação.
DESCE
Que disse NÃO ao Estado do Tapajós, apesar de ter recebido apoio da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, bem como do deputado Lira Maia, na época Prefeito, que comprou uma briga ferrenha com os ambientalistas, quando estava se instalando em Santarém.
Por: Emanuel Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário