quarta-feira, 14 de março de 2012

Ampliação do Poder Legislativo começa em julho

Ampliação do prédio da Câmara vai custar mais de um milhão de reais

Processo licitatório deverá ser em abril para que obras comecem em julho deste ano

Câmara Municipal de Santarém
A ampliação do prédio da Câmara Municipal de Santarém, para abrigar mais 7 vereadores, está garantida. O anúncio é do presidente José Maria Tapajós. Ele esteve em Belém, acompanhado dos deputados estaduais Nélio Aguiar e Alexandre Von, quando reuniram com o Secretário de Obras do Estado, Joaquim Passarinho. A entrega do projeto ao Secretário tem também um tom de cobrança ao governador Simão Jatene, que se comprometeu em mandar fazer a ampliação, compromisso este assumido no dia 04 de julho do ano passado.
O impasse de que o Estado não pode assinar convênio com o Legislativo foi superado, e dessa forma, as ampliações do Palácio Legislativo Municipal serão feitas diretamente pelo governo do Estado. Coube ao Presidente da Câmara apenas apresentar o projeto, dando abertura para que a SEOP faça as adequações que julgar necessárias, baseadas no valor da obra, estimado em R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais).
José Maria Tapajós lembrou, “isto é resultado da reunião que houve no dia 04 de julho do ano passado Governador, com uma comitiva de vereadores, em Belém, no Quartel Geral da Polícia Militar, quando na ocasião, o Governador se comprometeu em fazer a ampliação do prédio”. O processo licitatório vai ser feito juntamente com outras obras a serem executadas em Santarém e deverá ocorrer no máximo até o início de abril, para que as obras aconteçam até o início de julho, garantia dada pelo Secretário de Estadual de Obras Públicas, Joaquim Passarinho.
Serão construídas 11 salas, sendo 10 gabinetes e uma sala de reuniões que será denominada de  galeria dos ex-presidentes, circundando com a ampliação, arquitetura em forma de módulos.
A galeria dos ex-presidentes, segundo Tapajós, vão dar mais comodidade, para reuniões com os segmentos da sociedade.
Atualmente o prédio da Câmara Municipal é dotado de 9 gabinetes. Como precisa abrigar atualmente 14 vereadores, quatro dessas salas foram improvisadas e esses gabinetes têm hoje menos de 5 metros quadrados. Esses gabinetes serão readaptados para funcionar com arquivos e reuniões das comissões permanentes.
Os novos gabinetes serão dotados de lavabo, sala de secretária, sala de espera e sala do Vereador.
Somando os 10 novos, mais dos 9 da planta original, faltariam na prática ainda dois gabinetes. Com as instalações da presidência e vice-presidência, são consideradas com boas condições, completam, portanto, as 21 acomodações.
O presidente do Legislativo lembrou que o aumento do número de vereadores, dos atuais 14 para 21, está contemplado na Lei Orgânica do Município desde 2004, e foi referendado na Emenda Constitucional nº 58, de 23 de setembro de 2009, e aprovado no ano passado.
Perguntado se a ampliação tanto do espaço físico com do número de vereadores, redundaria em aumento de despesas, José Maria argumentou que o aumento do número de vereadores não vai significar mais gastos. Segundo ele, “a Câmara já está se adaptando desde o ano passado, ao corte do percentual do duodécimo, que reduziu nos últimos anos de 7 para 6 %. “O duodécimo é estabelecido de acordo com o montante dos recursos efetivamente recebidos pelo governo Municipal tendo por base o ano anterior”, lembrou Tapajós.
Fonte: RG 15/O Impacto