terça-feira, 13 de março de 2012

Convite do Ministério do Meio Ambiente


Imagem inline 1

A convite do Ministério do Meio Ambiente organizações envolvidas pelo Projeto BR-163 participaram da II Oficina de Monitoramento e Avaliação, em Santarém, nos dias 6 e 7 de maço. E constataram que houve um avanço significativo nas linhas de atuação do Projeto.

Dentro do componente 1 o Serviço Florestal Brasileiro em colaboração com o ICMBio intensificaram suas ações de gestão ambiental no primeiro Distrito Florestal Sustentável do Brasil. Conselhos consultivos foram criados e fortalecidos, audiências públicas realizadas, editais de concessões publicados, estudos, levantamentos e diagnósticos planejados e efetivados.
No componente 2 ações de apoio a produção sustentável foram executadas. A contratação de organizações locais (IPAN, INEA e Consflor) facilitou o suporte as cadeias produtivas sustentáveis nos pólos Baixo Amazonas, Tapajós BR-163 e Transamazônica Xingu. Resultados preliminares começam a despontar na região com a implantação integrada de meliponicultura (criação de abelhas nativas) e Sistemas Agro florestais (SAF); organização da produção familiar para a comercialização junto ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e a Política Nacional de Alimentação Escolar - PNAE; bem como, a comercialização de produtos do látex, a partir de novas tecnologias, estão entre os principais resultados já alcançados.
Merece destaque o fortalecimento da sociedade civil e dos movimentos sociais. O projeto vem apoiando as discussões em torno do acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163. O Grupo de Trabalho Amazônico com apoio do Projeto realizou dois grandes encontros em 2010 (Parintins e Santarém) e agora se mobiliza para sua assembléia anual no final de março em Santarém. A ocasião será também preparatória para reunião, que ocorrerá no mês de abril, em Brasília, com os principais Ministérios responsáveis pelas políticas públicas socioambientais para a Amazônia. Uma oportunidade da sociedade cobrar as metas não cumpridas, no âmbito do Plano BR-163 Sustentável.
"A realização da oficina foi uma oportunidade ímpar para o Projeto, pois além de trabalharmos no monitoramento e avaliação dos resultados e impactos produzidos, tivemos um intenso trabalho de integração dos componentes e seus atores, assim como de articulação com programas e políticas em curso na região" Afirmou, satisfeito, e com a missão da oficina cumprida, o Coordenador do Projeto, Pedro Bruzzi.

Danielle Oliveira
Projeto BR 163
Floresta, Desenvolvimento e Participação
(093) 9103-5962/9952-2530