segunda-feira, 30 de abril de 2012

Notícias do parlamento santareno/sessão deste 30/04


Vereador vai a Belém fazer reivindicações 

O vereador Jailson do Mojui (PSDB) vai a Belém na tarde desta segunda-feira, 30/04/2012 e retorna na próxima sexta.
Na pauta do vereador na capital paraense, visita a direção da Rede Celpa, para saber como está o reinício das obras do Programa Luz para Todos. “Queremos trazer um posicionamento, para que possamos dar respostas aos nossos comunitários”. Define.
Jailson disse que visitará também a Secretaria Estadual de Saúde, para cobrar a revitalização e funcionamento pleno do hospital de Mojui dos Campos, como unidade municipal de saúde.
O parlamentar informa que vai estar em visita a outras secretarias dó governo estadual, principalmente a de transportes, para tratar de assuntos ligados as rodovias estaduais e ramais da região do planalto santareno. 
 
Vereadores defendem Agentes Comunitários de Saúde

Os vereadores Valdir Matias Júnior (PV), Ivete Bastos (PT), Marcela Tolentino (PDT), Erasmo Maia (DEM), na tribuna defenderam a justa reivindicação dos Agentes Comunitários de Saúde, que lotaram as galerias da Câmara, pedindo a intermediação dos vereadores para o pagamento de férias atrasadas.
Os parlamentares que abordaram o assunto fizeram um link com o dia do trabalho, comemorado nesta terça-feira, 01/05/2012. 
Valdir Matias argumentou a importância da geração de emprego e renda, que segundo ele são fatores de dignidade e ao final do mês às famílias.
Para Ivete Bastos o dia do trabalho, marca grandes lutas dos trabalhadores no Brasil e no mundo, para que se tivessem as conquistas que se tem hoje. 
A vereadora Marcela Tolentino entende a reivindicação dos agentes comunitários de saúde como justas. “São direitos trabalhistas que nós vamos fazer um levantamento para observar quais as férias que estão em atraso, que é um direito do trabalhador e com certeza vamos chegar a um acordo com o poder executivo e solucionar este problema o mais rápido possível”. Defende. 
O vereador Erasmo Maia (DEM), com relação às férias devidas as agentes comunitários de saúde, cobra do governo municipal a sensibilidade e o respeito para com os profissionais, considerando que são profissionais importantes no contexto da saúde, “porque fazem o serviço inicial da prevenção das doenças”
 
Reunião em Alter do Chão

O vereador Valdir Matias Júnior (PV), na Tribuna relata que esteve recentemente em uma reunião em Alter do Chão, quando conversou com o conselho de Desenvolvimento Comunitário da Vila Balneária.
O parlamentar informa que durante o encontro foi informado sobre diversos conflitos que vem ocorrendo em Alter, com relação à regularização de terrenos.
“A câmara vai ficar atenta e olhar com mais atenção, os processos de legalização de terras em Alter do Chão, principalmente vendo se há o aval, através de assinatura do Conselho de Desenvolvimento Comunitário, da entidade que representa os índios Boraris e também da subprefeitura de Alter do Chão, para que não estejamos votando e aprovando a legalização de um terreno e depois haja conflito em cima desse próprio terreno”. Observa.