Cor de Rosa vence Festival dos Botos em Alter do Chão
Com o tema “A vida e a fé do povo Borari”, o Cor de Rosa sagrou-se o grande campeão do Sairé 2012
No Lago dos Botos, as apresentações dos Botos Cor de Rosa, com o tema “A vida e a fé do povo Borari” e do Boto Tucuxi, com “O imaginário Tapajó”, empolgaram os presentes através da exibição de criatividade nas danças e nas alegorias. Os shows nacionais de Latino&Banda, na sexta-feira, e do grupo Terra Samba, no sábado, foram um espetáculo à parte.
Encerramento do Sairé: Os comunitários festejam nesta segunda-feira, dia 17, o encerramento do Çairé 2012. Muitos visitantes ainda permanecem na vila balneária de Alter do chão. Pela manhã foi realizada a missa no barracão, seguida da procissão, subida nos Mastros (momento em que foram distribuídas as frutas ao público presente) e posterior derrubada a golpes de machado. O Mastro da Juíza foi o primeiro a cair no chão, e segundos após, o do Juiz foi derrubado pelos homens.
Após a derruba, houve muita festa na Praça do Çairé denominada de “Quebra Macaxeira”, marcada por danças e consumo de tarubá, que é uma bebida fermentada, extraída da macaxeira, uma espécie de mandioca. Todos os presentes participaram desse momento que significa o inicio da despedida do Sairé. E quem desconhecia a bebida, principalmente os visitantes, aprovaram o gosto afrodisíaco e totalmente indígena.
Ao avaliar os cinco dias de evento, representantes do governo municipal e da comunidade de Alter do Chão avaliaram positivamente o Çairé 2012.
“Foi um trabalho conjunto e incansável de todos nós para que o resultado fosse esse. Todas as atividades colocadas na programação tiveram excelente participação do público. Isso já é um sucesso”, externou Jarle Aguiar, titular da secretaria municipal de Cultura (SMC).
O Çairé 2012 encerra nesta segunda-feira à noite, às 21 horas, com o Baile dos Barraqueiros no Lago dos Botos, animado pela Banda Pegada do Forró.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes
