quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O que nossos Vereadores disseram na sessão da quarta-feira - 10.10.2012



Vereador Emir Aguiar (PR): Agradece pelos mais de três mil votos recebidos na última eleição de sete de outubro, parabeniza o prefeito eleito Alexandre Von, parabenizando também pelo desempenho a candidata Lucineide Pinheiro, José Maria Tapajós, Marcio Pinto e Rubson Santana, que concorreram ao cargo de prefeito.
Emir Aguiar informa que a partir da próxima semana, começam as discussões dos projetos que ficaram pendentes em função do processo eleitoral como: Códigos de Obra e Postura, Lei Orçamentária e a Lei das cinquentinhas. “São projetos que estão tramitando na Casa de Leis e que devemos agilizá-los, para que possamos ainda nesta legislatura aprová-los”, indica. 

Vereador Erasmo Maia (DEM): Afirma que foi perseguido durante a campanha eleitoral, “não esperávamos que o Partido dos Trabalhadores, com a sua equipe pudesse nos perseguir durante a campanha, colocando panfletos anônimos nas ruas, utilizando de meios escusos para arrancar nossa propaganda política, nossas placas, chegou momentos de pessoas receberem dinheiro, cestas de alimentos, para que pudessem baixar nossas placas” assegura.
O parlamentar garante que o governo de Alexandre Von vai ser sério, transparente, que possa atender a população naquilo que ela mais necessita que é a saúde, infraestrutura, educação de qualidade, incentivo a produção agrícola às comunidades do interior, fazendo com que seus produtos agrícola chegue a cidade para o consumo.
Erasmo Maia foi enfático ao criticar o Blog do Jeso, que segundo ele publicou pesquisas eleitorais mentirosas. “Enquanto o IBOP dava uma grande diferença em favor do candidato Alexandre Von, o Blog do Jeso, que considero nos últimos tempos ter sido usado para fofocas e intrigas, utilizou um instituto, para de certa forma beneficiar a candidata do PT”, menciona.
Erasmo solidarizou-se, coma a população da comunidade de Tabocal, no planalto santareno, que no ultimo dia nove de outubro, foi vitima de forte temporal, com várias casas destelhadas. O parlamentar pede ao Executivo Municipal que ajude as famílias  que tiveram suas casas danificadas 

Vereadora Marcela Tolentino (PDT): Disse que foi uma das eleições mais difíceis, pelo grande número de candidatos, pediu aos partidos políticos que revejam esse número de participantes nos pleitos eleitoraiss para o cargo de vereador (a). A vereadora garante que vai continuar defendendo na Câmara duas bandeiras de luta, com as quais ela é profissionalmente ligada e tem conhecimento de causa: “Saúde e Educação”. 
Marcela assegura que vai lutar para garantir o Plano de Carreiras, cargos e salários dos profissionais da saúde. “Vamos conseguir sim desenvolver o nosso trabalho com mais experiência, firmeza e assim não vamos decepcionar a sociedade santarena, que mais uma vez nos elegeu”, declara.

Vereadora Ivete Bastos (PT): Volta a criticar o INCRA, que segundo ela, não atentou ainda para a problemática social, em função de assentamos como o de várzea, que assegura estar prejudicado. Explica que a presidente Dilma concedeu créditos emergenciais e já passou o período da aplicação do plantio e apesar dos produtores rurais serem bem recebidos pelo banco, pela empresa de assistência técnica, mas o dinheiro não é liberado pela falta da Declaração de Aptidão ao Pronaf. 
Ivete cita também, o crédito habitação, segundo ela desde 2006, mais de R$ 30 milhões estavam disponíveis, garantindo que não foi efetivado pelo INCRA, nada dessa política do crédito habitação.
Indica a parlamentar que existem ramais e vicinais intrafegáveis, principalmente no Lago Grande, onde segundo ela existem 140 comunidades tradicionais, “onde não está havendo a aplicação das políticas públicas, o povo está indignado”, garante.
Com relação à eleição do novo governo municipal, Ivete disse esperar que ele cumpra as muitas promessas para resolver toda a problemática de Santarém e revela que está na Câmara para somar, dialogando com os pares.

Vereador Valdir Matias Júnior (PV): Disse que procurou informar-se e lhe parece que há procedimentos na Policia Federal, com relação à compra de votos nessa eleição. Matias garante ter sido uma coisa que aconteceu muito. Citou casos de comunidades onde ele sempre trabalhou e conseguiu cinco votos, enquanto candidatos desconhecidos conseguiram 70/80 votos. 
O parlamentar assegura que há procedimentos na Policia Federal, contra vereadores eleitos, que segundo ele pode levar a cassação do mandato.
Disse lamentar tal fato e promete continuar com a sua linha de atuação, procurando ser um vereador transparente e prestando contas de seu mandato, diariamente através do blog, semanalmente via email para os que estão cadastrados, semestralmente imprimindo um informativo relatando as suas atividades. 
“Vamos continuar assim, com mais empenho, vontade, determinação para que Santarém seja cada vez melhor para as famílias, para as crianças, para os idosos, uma cidade bela, urbanizada, moderna e justa com o seu povo”, ressalta.

Vereador Rogelio Cebuliski (Gaucho – PSB): Pede a formação de uma comissão de vereadores para acompanhar a construção de casas do Projeto do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, na Avenida Fernando Guilhon (estrada de acesso ao Aeroporto), de onde segundo ele, tem recebido denuncias de pedreiros que trabalham na obra “que estão construindo de acordo com o projeto, mas que eles não teriam coragem de morar nas casas”.
Segundo Cebuliski, há má qualidade na obra, falta de vigas, de estrutura na construção das casas, sendo levantadas de tijolos e cobertas de telhas de barro. “Uma estrutura pesada, que precisa de uma fundação bem preparada, com colunas para dar suporte”. Cebulisk sugere que os engenheiros da obra sejam ouvidos e que providencias sejam tomadas, “se for necessário”, adverte.