segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Nélio Aguiar fecha 2012 com balanço positivo na luta em prol do povo do Oeste do Pará

Com um saldo de 7 projetos de Lei,  19  requerimentos e 22 moções apresentadas em 2012, o deputado Nélio Aguiar (PMN), encerrará seus 9 meses de atividade parlamentar com a sensação do dever cumprido. Um dos parlamentares mais assíduos e atuantes da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Aguiar assumiu o mandato em março deste ano. Médico e ex-vereador em Santarém, no Oeste do Pará,  Nélio Aguiar tem como bandeira do seu mandato a luta  pelo desenvolvimento da região, que  se ressentiu, nos últimos anos, da ausência do Governo do Estado e inclusive foi às urnas votar pela separação territorial do Pará e a formação de um novo estado. “A enorme distância existente entre a base que a gente representa e a nossa capital, dificulta  o  nosso trabalho, por conta disso,  tenho trabalhado muito junto do Governo do Estado, pela descentralização  administrativa para as região, como forma de melhor atender as necessidades do povo do Oeste do Pará”, disse.
 Um dos projetos mais importantes apresentados por Nélio Aguiar na Alepa trata da validação automática no Brasil dos cursos de pós-graduação feitos por brasileiros em Portugal e países do Mercosul. “Este projeto está em tramitação pelas comissões da Alepa é de suma importância para os profissionais que buscam a educação continuada, pois por ano, cerca de três mil pessoas vão estudar no exterior, mas enfrentam muitas dificuldades para validar o diploma no  Brasil”, defendeu.
O projeto foi amplamente debatido durante audiência pública realizada com a participação de entidades nacionais de defesa da validação automática. Outra audiência pública realizada por iniciativa do parlamentar santareno foi para debater a precariedade do aeroporto de Santarém, que hoje atende o dobro da sua capacidade instalada. Realizada em Santarém, a audiência pública bateu recorde de participação de deputados estaduais. Nove participaram das discussões que envolveram vereadores de Santarém e de outros quatro municípios, além do trade do turismo e demais autoridades relacionadas ao assunto. Etc...Etc.