quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SEMSA SE DEFENDE...

SEMSA EXPLICA PROCEDIMENTOS SOBRE O TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) já atendeu somente em janeiro deste ano 64 usuários do SUS pelo programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD). O serviço é regido pela Portaria nº 055 de 24 de fevereiro de 1999 do Ministério da Saúde (MS) da Secretaria de Assistência à Saúde (SAS), que consiste em atendimento de saúde a pacientes quando esgotadas todas as formas de tratamento no município de domicílio. Ainda no mês de janeiro, o HMS recebeu 551 usuários provenientes de outros Municípios, principalmente: Belterra (71 pacientes), Alenquer (62 pacientes), Monte Alegre (58 pacientes) e Itaituba (55 pacientes).
Pacientes de Santarém são encaminhados para o tratamento em Belém, através da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), que, por sua vez, quando não tem como proporcionar o tratamento, dependendo da patologia, o usuário assistido é transferido para outras região do Brasil que possua a especialidade exigida para o tratamento.
Cada paciente tem direito a uma pessoa da família ou de confiança para fazer o acompanhamento. Em hipótese nenhuma pacientes e acompanhantes são enviados para a capital do Estado sem a garantia de atendimento.  Em Santarém (PA) são beneficiados todos os pacientes com domicílio no Município. ( Ascom/PMS)