quarta-feira, 31 de julho de 2013

Culinária de Alter do Chão ( Ruim é o preço?)

Culinária de Alter do Chão vira atrativo turístico

Além da grande variedade de doces, a piracaia também chama a atenção de turistas em Alter do Chão

Piracaia
Piracaia
Conhecida no mundo inteiro como a praia de água doce mais bonita do Brasil, o balneário de Alter do Chão mostra a turistas estrangeiros e visitantes das mais variadas regiões do Brasil, o ponto forte da culinária paraense. A menos de dois meses para a realização do Sairé, que acontece de 19 a 23 de setembro próximo, dezenas de barracas comercializam inúmeros produtos da culinária do povo Borari.
Quem trafega pelas principais ruas e praças de Alter do Chão presencia várias barracas com exposição de balas, doces em compota, bombons de cupuaçu, bananas fritas, vatapá, entre outras iguarias da Vila Balneária.
Além da grande variedade de doces, a piracaia também chama a atenção de turistas em Alter do Chão. O costume do povo é passado de uma forma sutil, onde os turistas logo assimilam. No caso da piracaia, a linguagem indígena quer dizer ‘peixe assado no braseiro’.
Doces variados feitos com produtos da região
Doces variados feitos com produtos da região
O que era uma regra para os nativos alguns anos atrás foi incorporado sob a perspectiva do turismo nos dias de hoje. A simplicidade foi, literalmente, posta à mesa. Ou melhor, foi colocada na areia. O peixe assado, da maneira mais simples, comido na beira do rio. Como se fazia nos tempos antigos, sem os requintes das regras de etiqueta. Coisa cabocla, bem aos moldes das comunidades tradicionais ribeirinhas.
BOLINHO DE PIRACUÍ: Um dos alimentos da Arca do Gosto, o piracuí é uma espécie de farinha produzida pelo beneficiamento de peixe e o que podemos chamar de alimento legitimamente brasileiro, de origem indígena. Seu sabor levemente defumado remete ao delicado katsuobushi japonês (lascas finas de bonito defumado), mas o piracuí tem sabor mais intenso.
Bolinho de piracuí, feito com a farinha do peixe
Bolinho de piracuí, feito com a farinha do peixe
Em Alter do Chão ele é um hit. Quem visita as casas de Alter do Chão constata vários alimentos feitos a base da farinha de piracuí e com ela fazem a farofa, o bolinho, pirão e até sanduba. Uma das iguarias locais é o X-Piracuí, sanduba feito com hamburguer de piracuí, queijo e salada, considerado pelos visitantes uma delícia.
Fonte: RG 15/O Impacto