segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós

LANÇADA PEDRA FUNDAMENTAL DO PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TAPAJÓS

Na manhã do domingo, 29, na sede da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foi lançada a pedra fundamental do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT-UFOPA). Participaram da solenidade, o prefeito Alexandre Von, o secretário de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo, o reitor da UFOPA, Prof. Dr. Seixas Lourenço, e pesquisadores da UFOPA, UFRA, UFPA e de Universidades do Seminário Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, hoje, às 19h. O prefeito Alexandre Von considerou que o PCT será um divisor de águas no processo de desenvolvimento local e regional.
Na ocasião, a diretora do Parque, professora Patrícia Chaves, apresentou as seis áreas de pesquisas que serão priorizadas: produção familiar, pescado, óleos vegetais, fitoterápicos, produção animal (com destaque para bovinos e bubalinos) e energia limpa (com destaque para energia eólica e solar). 
O prefeito Alexandre Von parabenizou o lançamento do PCT e considerou que a Unidade será um divisor de águas no processo de desenvolvimento local e regional sustentável. “A economia verde regional, a partir de agora, será alicerçada na pesquisa, na ciência e na inovação tecnológica”, avaliou. 
O gestor santareno sugeriu um sétimo campo de pesquisa: a pesquisa em água potável para beneficiar a população ribeirinha de Santarém e dos municípios da região do Baixo-Amazonas e do Tapajós. A proposta foi acatada pela reitoria da UFOPA e coordenação do PCT. ( Ascom/PMS)