segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PRODUTORES DE MATO GROSSO QUEREM O PORTO DE SANTARÉM

A previsão do aumento do escoamento de grãos produzidos no estado do Mato Grosso pelo porto de Santarém gera expectativas em empresários e profissionais de diversos segmentos da sociedade. A Companhia Docas do Pará (CDP) prevê que o porto de Santarém deverá receber cerca de 2 mil carretas por dia com a conclusão do asfaltamento da BR-163, previsto para acontecer no final de dezembro de 2015 e da ampliação do porto.
Para escoar a produção de aproximadamente 22 milhões de toneladas de milho, produtores de Mato Grosso optam por portos alternativos para reduzir custos no transportes. A competitividade com a produção do Paraná, por exemplo, fez com que o porto de Paranaguá fosse ‘substituído’ pelo porto de Santarém, no Pará.
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em recente pesquisa, revelou que a produção de milho paranaense também aumentou, complicando com os embarques realizados pelo porto de Paranaguá. Além disso, pela crescente produção de milho em Mato Grosso, segundo o Imea, os produtores do Estado estão buscando portos diferentes para fazer o escoamento. O preço do frete também incentiva a preferência pelo porto de Santarém, que é 14% menor se comparado ao porto de Santos. Dados do Imea apontam que o despacho do milho de Sorriso a Santarém custa em média R$ 240,00 por tonelada, enquanto o envio da produção do mesmo município até Santos, são desembolsados cerca de R$ 280,00/t.