terça-feira, 3 de setembro de 2013

Projeto Orla

SENADOR QUER INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO ORLA

O senador Jader Barbalho (PMDB) enviou ontem pedido de informações à ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, sobre o andamento do projeto Orla, criado pelo governo federal, em 2004 com a finalidade de elaborar e implementar o Plano de Gestão Integrada da orla dos municípios localizados na costa brasileira.
No nordeste paraense, a Região de Integração do Rio Caeté tem 9 municípios localizados na Costa Atlântica que seriam beneficiados pelo projeto: Augusto Corrêa, Bragança, Quatipuru, Salinópolis, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu, além de Primavera e Santarém Novo, com influência marítima indireta.
Os municípios paraenses localizados em zona costeira estão sob influência da Lei 7.661/1998, que instituiu a Política Nacional para os Recursos do Mar e o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro. Essa lei, entretanto, só foi regulamentada 16 anos depois de sua criação.
O documento do senador enviado à ministra faz indagações sobre o motivo do governo federal até hoje não ter conseguido deslanchar o projeto e dar a atenção anunciada aos municípios que têm potencial turístico elevado, mas que, sem apoio, não conseguem deslanchar sua vocação natural em favor do desenvolvimento local e regional.
O senador paraense, em seu ofício, lembra que, em 2009, o Pará chegou a criar uma comissão técnica específica para coordenar as ações de implementação do projeto Orla e propor as bases de integração com as ações do governo federal para a zona costeira e fluvial do Estado, além de identificar prioridades de atendimento.
Como nada do prometido aconteceu, o senador paraense pede esclarecimento ao Ministério do Meio Ambiente sobre a implantação do Plano de Ação Federal da Zona Costeira – PAF, desde o lançamento do projeto Orla em 2004.
Ainda em 2004, o Ministério do Meio Ambiente juntamente com o Ministério do Planejamento e Orçamento divulgaram o projeto Orla, que pretendia realizar o gerenciamento costeiro, com publicação de manuais e documentos necessários para a realização do projeto. O que se sabe é que o governo federal não conseguiu integrar essa política na região amazônica, diz o documento encaminhado pelo gabinete do senador Jader Barbalho.
De acordo com o regimento interno do Senado Federal, um requerimento de informações deve ser respondido em até 30 dias.
Indagações
O senador quer saber da ministra do Meio Ambiente quais são as ações planejadas no projeto Orla para o Estado do Pará, no exercício de 2013/2014; quais os territórios do Pará que serão contemplados; qual o volume de recursos já aplicados, por ação e por município; e ainda, se o governo federal tem alguma previsão do aporte de recursos programados para o ano de 2014.

(Diário do Pará)