terça-feira, 5 de novembro de 2013

Pronunciamerntos na Câmara de Santarém

Vereador Silvio Amorim (PRTB): Iniciando os trabalhos legislativos o vereador denuncia um sério problema na área da saúde, onde foi informado que no hospital municipal pessoas aguardam pela transferência para o hospital Regional, mais o que está acontecendo de fato é a negociação do leitos para transferência. Explica que existe uma equipe de funcionários que está transferindo pacientes diretamente de outros municípios para o hospital regional, sendo considerado uma venda de leitos. Solicita que a comissão de saúde investigue este fato.
Vereadora Marcela Tolentino (Partido Solidariedade): Garante que a comissão de saúde vai realizar uma investigação sobre esta denuncia, continua o seu tempo de liderança informando que vai traçar todo o trabalho da comissão de saúde para continuação da apuração de denuncias e a realização das visitas nos hospitais e comunidades. Encerra comunicando sobre o Novembro Azul, campanha em combate ao câncer de próstata, referente ao assunto espera que seja implantado o centro especializado na saúde do homem, especifico para o cuidado e a prevenção de doenças.
Vereador Silvio Neto (PSD): Informou sobre a reunião de trabalho realizada no último dia 31 que debateu sobre o Çairé e esclareceu as duvidas sobre os recursos repassados durante a festa. Segue o discurso informando que o professor conhecido como Clayton disse durante a reunião sobre o pedido de propina de vereador para entidade responsável de repassar os recursos do Çairé. A proposta seria a conquista de uma emenda parlamentar para aumentar os recursos do festival dos botos, e 50% deste recurso seria repassado para o então parlamentar, indaga quem é este parlamentar, pois compromete a classe e pede apuração do fato que deixou o vereador preocupado.
Vereador Emir Aguiar (PR): Esteve na comunidade de Arapixuna presenciando o campeonato realizado no local e ressalta a importância da realização das atividades esportivas efetuadas. Outra situação apresentada em seu discurso diz a respeito da grave denuncia fornecida pelo Sr. Clayton, onde a falta de provas compromete este parlamento e por isso pede que esta casa investigue o caso. Segue solicitando uma reunião de trabalho a fim de debater sobre o lixo em nossa cidade, pois Santarém esta um caos e precisa de uma solução imediata do problema ocasionado pela falta de coleta.
Vereadora Ana Elvira (PT): Questiona a falta das Secretarias responsáveis na reunião de trabalho sobre o Çairé e ainda a ausência da empresa Magna Eventos para os devidos esclarecimentos, também quer as provas concretas sobre a participação de um vereador no ato de pedir dinheiro para favorecer o evento. A vereadora em seu discurso reclama ainda da programação no dia de finados. Explica que ao visitar o cemitério observou muitas falhas como a falta do sistema de Som, falta de lixeiros, água e uma limpeza ao redor das sepulturas, explica que é uma critica construtiva para nova gestão.
Vereador Marcílio Cabral (PMN): O vereador inicia seu discurso registrando a inauguração do CRAS na grande área do Santarenzinho, ressaltando que as demandas naquele bairro estão sendo realizadas. Ainda comenta que a construção do CRAS naquela área vai favorecer muitas famílias que precisam de atendimento especializado. Espera que outros bairros também sejam comtemplados com o atendimento de Assistência Social.

Vereador Ney Santana (PSDB): Registra que esteve na região de Santarém -Mirim e ficou feliz de ver a realização das obras de recuperação dos ramais na região, expressa que em outras regiões os serviços também estão sendo executados. Também participou da festividade em Santa Luzia, região do Eixo Forte que tradicionalmente engradece a produção do açaí.
Vereador Dayan Serique (PPS): Registrou sua participação na audiência realizada em Brasília, onde tratou sobre o fornecimento de energia em nossa região, registra que o Ministro de Minas e Energia recebeu muito bem os representantes da nossa região, escutando todas as demandas e propostas apresentadas. Entre as sugestões a vinda de uma Termoelétrica e realização da licitação para um novo linhão que deve ser concluído em 2016.
Vereador Henderson Pinto (DEM): Neste dia o vereador prestou contas da audiência com o Ministro de Minas e Energia onde o maior objetivo foi buscar a solução do problema envolvendo a falta de energia e o rebaixamento do Linhão de Tucuruí. 32 pessoas participaram desta sessão o que confirma a iniciativa e a união desta casa na luta por melhorias, para nossa região. Com a união o grupo viajou fortalecido e dessa maneira conseguiram adiantar o procedimento com a instalação de uma usina Termoelétrica para suprir as necessidades, enquanto ocorre o processo licitatório de um novo linhão. A licitação deve acontecer no primeiro semestre de 2014 e ainda ficou firmado o controle maior da usina de Belo Monte, outra providencia adquirida foi a garantia de não aumentar o valor das taxas de energia aos consumidores. Encerrando seu tempo explica que entrou em contato neste final de semana com o governo executivo sobre a situação do lixo em nossa cidade e registra que a empresa Clean tem por obrigação estar com 7 carros coletores na cidade e isso não está ocorrendo, sendo presidente deste parlamento vai solicitar uma reunião de trabalho para esclarecer os problemas ocasionados pela empresa. Encerra garantindo que a prefeitura já solicitou outra licitação para contratar uma nova empresa. 
Vereador Luiz Alberto (PP): Falou sobre as obras de serviço realizados no bairro Santarenzinho, onde a prefeitura entregou mais um prédio para o funcionamento do CRAS. O bairro está sendo beneficiado com esse serviço pelo cumprindo do planejamento estabelecido pelo governo no inicio do ano e garante que enquanto liderança comunitária o governo está de parabéns pelas ações desenvolvidas de forma merecida naquela área. Prestou contas da comissão de educação onde a escola Onéssima está recebendo a devida recuperação em sua estrutura, uma luta antiga da comissão de educação que ao visitar a escola confirmou que o prédio não oferecia segurança aos estudantes e professores.
Vereador Gerlande Castro (SDD): Parabeniza o executivo pelos ramais recuperados como exemplo o ramal que da acesso a comunidade de Santa Luzia, segue suas palavras comentando sobre o acumulo do lixo na cidade e explica que o próprio governo desenvolve uma ação a partir de hoje, disponibilizando 10 caçambas para auxilio da coleta de lixo. Sobre o assunto da prestação de contas do Çairé, o governo explicou onde foram aplicados os investimentos e ainda os recursos deixados para o incentivo desse festival tão importante para nossa cidade. Sobre esta denuncia feita durante a reunião envolvendo um legislador que tentou negociar recursos para o festival em Alter do Chão, espera que essa situação seja investigada para corrigir tal atitude, caso seja verdade. Finalizou informando os eventos da agenda do executivo incluindo entrega de obras e inaugurações.

Vereador Rogélio Cebuliski (PSB): Parabeniza o governo pelo cumprimento do planejamento estabelecido em sua gestão o que destina a recuperação de muitos bairros, constatou que este mesmo trabalho está sendo desenvolvido na região de rios favorecendo a população ribeirinha. No ultimo dia 26 participou da simulação executada pela Defesa civil na serra da Matinha que colocou a população em situações Encerra parabenizando o presidente desta casa e a comissão que participou da audiência em Brasília, por ter alcançado bons resultados para resolver de fato o problema de energia elétrica em nossa região.verdadeiras para simular acidentes e desastres. O treinamento foi avaliado como positivo e possibilitou o ensinamento correto de primeiros socorros e demais ações. Registrou também reunião realizada com os deficientes físicos que enfrentavam dificuldades ao adquirir suas habilitações e vistorias dos veículos adaptados, os problemas foram esclarecidos e os encaminhamentos foram destinados para resolver esta situação.
Fonte : Ascom