quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Propostas de Santarém para a 5ª CONFERÊNCIAS NACIONAL DAS CIDADES

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., o diretor do Instituto de Gestão e Tecnologia (IGT), José de Lima Pereira, o vereador Marcílio Cabral e o representante dos movimentos sociais, Giovane dos Santos reuniram-se para discutir e aprimorar as propostas de Santarém e da região Oeste do Pará a serem apresentadas na 5ª Conferência Nacional das Cidades (CNC). A Conferência será realizada no período de 20 a 24 desse mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília e debaterá as propostas aprovadas durante as etapas estaduais.
Santarém conquistou três vagas durante a Conferência Estadual, realizada no mês de setembro em Belém, o vereador Marcilio Cabral, representará o Poder Público, Giovane dos Santos, os movimentos sociais e José de Lima Pereira as instituições de ensino e pesquisa de Santarém. De acordo com o Marcilio Cabral, dentre as 15 propostas da região Norte, duas são de Santarém, com destaque para a legislação que rege as embaracões.
“Uma vez que a Marinha legisla voltada para as questões nacionais, embarque de mar e baías, sem levar em consideração as características da nossa região”, ponderou o parlamentar.
As propostas na Conferência irão integrar as políticas públicas de desenvolvimento urbano do Ministério das Cidades para 2014/2016, conforme explica o secretário Valdir Matias Jr. "O planejamento do Ministério das Cidades para 2014/2016 que será composto após a realização da 5ª Conferencia Nacional das Cidades referente a habitação, saneamento, infraestrutura deve ser pensado, respeitando o ponto de vista da região Amazônica, uma vez que as características da nossa região são diferentes do sul do pais”, concluiu o secretário. (PMS)