sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

OAB vistoria Cucurunã

Comissão da OAB Investiga abusos na penitenciária de Cucurunã

Comissão da OAB durante vistoria na Penitenciária de Cucurunã

Comissão da OAB
Comissão da OAB
Em visita realizada no último final de semana ao Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém constataram diversos problemas que continuam acontecendo, envolvendo os apenados. Entre os problemas, a OAB constatou que continua o tráfico de drogas, dentro da casa penal.
Participaram da inspeção, o presidente da OAB/ Santarém, Ubirajara Bentes de Souza Filho; o vice-presidente da OAB/ Santarém, Ítalo Melo de Farias; Célio Figueira da Silva, Paulo Roberto Corrêa Monteiro e Francisca das Chagas Oliveira Dias, integrantes do “Grupo de Trabalho para o monitoramento do Sistema Carcerário do Estado do Pará, em Santarém”, acompanhados da Advogada e vereadora Ana Elvira de Mendonça Alho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Santarém (convidada pela Subseção da OAB).
De acordo com o presidente da OAB/ Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho, as celas apresentam falta de higiene, onde os presos não recebem material de limpeza, mesmo tendo a produção de sabonete, detergente e outros produtos dentro da casa penal. A superlotação com cerca de 544 presos, segundo ele, também persiste na Penitenciária de Cucurunã, onde a capacidade seria para 360 vagas.
“Existe o lado bom que é no setor de saúde, onde no ano passado constatamos apenas dois auxiliares de enfermagem. Hoje já são sete que trabalham na enfermaria. A farmácia está abastecida de medicamentos”, diz Dr. Ubirajara Filho.