segunda-feira, 26 de maio de 2014

Uma obra mentirosa do Jajá

Sem receber salário, operário ateia fogo no Ginásio Poliesportivo de Santarém

Atraso de salários de funcionários nas obras do Ginásio gera protesto de operário


Ginásio Poliesportivo de Santarém
Ginásio Poliesportivo de Santarém
Indignado com a situação de dois meses de salários atrasados o operário, Antônio Miguel ateou fogo em materiais do almoxarifado da obra, queimando alguns equipamentos utilizados na construção da praça esportiva, na manhã de sexta-feira, 23.
Além de ter os salários atrasados, o operário afirma que foi demitido pela empresa MD Construtora Ltda, responsável pela obra, além de não ter recebido o pagamento da rescisão de seu contrato na data marcada, que seria na sexta-feira.
O fato aconteceu depois um grupo de 11 operários fez uma paralisação na quinta-feira, 22, protestando contra os atrasos de salários. Esses funcionários, que participaram da reivindicação, alegam que também foram demitidos e terão seus contratos rescindidos.
- O meu salário e o dos meus companheiros está atrasado. Viemos de Belém para cá e o combinado era o de ganhar uma quantia x, mas isso não está sendo cumprido. Ficaram de nos dar o restante e como não foi pago, tomei essa atitude por causa do meu trabalho. A minha filha, o meu filho, a minha ex-esposa precisam de mim e como vou dar dinheiro pra eles se a empresa não deposita na minha conta?”, questionou o trabalhador.
Ele ressaltou que tocou fogo para chamar a atenção da imprensa, da população e do governo, que em sua opinião não está fazendo certo. “O engenheiro e a empresa falam que o governo não liberou a verba e quem sofre somos nós, pais de família e cidadãos que prestamos serviço para empresa”, reafirma Antônio Miguel, operário que pôs fogo no almoxarifado.
De acordo com os responsáveis pela obra, a situação de Antônio Miguel e de mais três operários é diferente, por que eles foram contratados por uma empresa terceirizada de Belém, capital do estado. O engenheiro Paulo Soares ressalta que todos os salários atrasados já estão sendo quitados com os outros funcionários e que a situação dos trabalhadores que tiveram seus contratos rescindidos ainda será resolvida. Ele lamenta o ocorrido e acredita que o operário que pôs fogo nas obras estava alcoolizado.
- Esses funcionários são de uma empresa terceirizada e por isso ainda estamos resolvendo o pagamento da rescisão deles. O que percebemos é que o operário havia bebido e por isso não temos como conversar agora. Para o restante da equipe, já quitamos a quinzena que estava atrasada, estamos em dia. É a primeira vez que esse atraso acontece com o pessoal de Belém.
Almoxarifado foi totalmente queimado
Almoxarifado foi totalmente queimado
A Polícia Militar e o corpo de Bombeiros foram acionados para conter a confusão e Antônio Miguel foi detido pelo Grupo Tático Operacional de Santarém. O operário assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberado em seguida.
PUBLICIDADE – Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado de Obras Públicas do Pará (Seop) anunciou que as obras do Ginásio Poliesportivo de Santarém seguiam em ritmo acelerado, cujo projeto receberia um investimento total de R$ 10 milhões e que revolucionaria os eventos direcionados ao esporte na região oeste do Pará.
Segundo a Seop, com um projeto totalmente voltado para o conceito de obra verde, com a redução de até 80% no uso de madeira, o ginásio será capaz de receber 5,1 mil pessoas em acontecimentos voltados não só ao esporte, mas também à cultura e lazer.
Ainda de acordo com a Seop, o novo complexo, construído em 21,5 mil metros quadrados de área total e 6,5 mil metros quadrados de área construída, no bairro Caranazal, Região Metropolitana de Santarém (RMS), será multiuso. A estrutura contempla áreas como duas amplas bilheterias; recepção; saguão de entrada; setor de apoio ao turista; duas lanchonetes; academia de ginástica e academia exclusiva para atletas; sala de juízes; estacionamento para 500 carros e um palco de 350 metros quadrados e três metros de altura, que poderá receber grandes shows.
Um dos engenheiros da obra, Bruno Ebrahim, representante da empresa MD Construtora Ltda, executora da obra, garante que além de toda a infraestrutura, o novo ginásio terá salas voltadas ao atendimento de segurança, saúde e projeto de acessibilidade, em conformidade aos critérios preestabelecidos pelo Ministério do Esporte (ME) e Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de Santarém (Semjel).
“O projeto contempla setores como o de Defesa Civil, Central de Polícia, Brigada de incêndio, consultório médico e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, por meio de rampas e um elevador, que também servirá de suporte para acesso a setores restritos como Tribuna de Ordem e cabine de imprensa, totalmente equipados para receber os torcedores em disputas esportivas e eventos culturais, simultaneamente”, explica.
Passados três meses do inicio da construção, a obra segue em ritmo lento, onde ocorre protesto freqüentes de operários insatisfeitos com problemas ocasionados pela Construtora responsável pela obra, os quais reivindicam direitos trabalhistas.
Fonte: RG 15/O Impacto e G1