sexta-feira, 16 de maio de 2014

VEREADORES EM AÇÃO...

Nicolau: “Governo do Estado é inoperante em Santarém”

Nicolau do Povo denuncia que população está consumindo água com lama no Centro da cidade

Vereador Nicolau do Povo
Vereador Nicolau do Povo
Preocupados com a qualidade da água fornecida no centro de Santarém pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), moradores e comerciantes protocolaram dezenas de denúncias no início desta semana na Câmara de Vereadores. Segundo os moradores, quando há necessidade de se abrir a torneira as pessoas se surpreendem porque sai lama em lugar de água.
Diante do problema, o vereador Nicolau do Povo (PP) denunciou na tribuna da Câmara, na sessão de segunda-feira, 12, o que chamou de “água-lama”, disponibilizada pela Cosanpa para comerciantes, clientes e moradores do Centro de Santarém. Para ele, está havendo falta de respeito com a saúde da população santarena.
Nicolau reafirma que foi procurado por moradores dos bairros centrais, que solicitaram a interferência dele, no sentido de denunciar o caso e pedir providências para sua solução. “Vou solicitar esclarecimentos da concessionária sobre a qualidade da água disponibilizada nos diversos bairros de Santarém. Após o procedimento, se constatadas as irregularidades, vou encaminhar à Assembléia Legislativa do Estado o pedido de revisão da concessão do abastecimento de água na cidade, pois a empresa não está se enquadrando nas diretrizes estabelecidas pela legislação, no que tange ao serviço público”, avisa Nicolau.
De acordo com Nicolau, sua preocupação é de que se no centro da cidade está desse jeito imagine nos outros 48 bairros de Santarém. “A gente vê que o Governo do Estado não está nem aí pra Santarém. O Governo é inoperante e que a população de Santarém jamais pode contar. A gente vê que o Governador deu as costas pra nossa cidade e ainda está pensando em reeleição. Ainda veio dizendo que não tinha conhecimento das obras que estavam paralisadas. Ora, se ele não tem conhecimento, então, não é governo!”, dispara o parlamentar.
Vereador Geovani Aguiar
Vereador Geovani Aguiar
CONVÊNIO: O vereador Geovani Aguiar (PSC) lembra que foi convidado para presenciar a assinatura de um convênio de cerca de R$ 94 milhões, onde a Câmara participou e, que a Cosanpa deveria ampliar a rede de distribuição de água em Santarém . Segundo Geovani, a preocupação é de que foi feita mais uma vez uma festa mostrando que a Cosanpa iria resolver o problema da falta de água em Santarém, porém, até o momento o projeto não saiu do papel.
“Entretanto, continua parado do mesmo jeito e na mesma inércia do Governo, no sentido de não querer resolver o problema da água em Santarém. Em outras cidades as obras estão de vento em popa. Não entendo o por quê de só Santarém ser penalizada com essas obras tardias do Governo. É lamentável que a Cosanpa não tenha tomado pulso e não tenha concretizado esse projeto que ainda não saiu do papel!”, exclama.
Vereador Silvio Amorim
Vereador Silvio Amorim
CRÍTICAS: O vereador Silvio Amorim (PRTB) teceu duras críticas em relação a qualidade do serviço da Cosanpa em Santarém. Para ele, a Cosanpa está ‘brincando’ com a população santarena. “Na verdade, o pessoal da Cosanpa pensa que a gente tem nariz de palhaço, porque eles estão brincando com a população. Eles vieram aqui, assinaram o contrato e não o executaram”, dispara o parlamentar. Silvio ressalta que o Sul do Pará já está em fase final de obra e, que não entende o que está acontecendo, para que a Cosanpa não execute os serviços em Santarém. “Nós precisamos tomar um posicionamento drástico para que eles possam respeitar o povo santareno, porque da forma como eles estão colocando, estão deixando a gente a ver navios e numa situação muito difícil, com o povo sem água e a gente numa região onde fica localizado o maior lençol freático do planeta, que é o aqüífero de Alter do Chão. Então, é brincadeira o que a Cosanpa faz com povo santareno. Esse é um ano de eleição e temos que cobrar a solução por parte da Cosanpa”, declarou Silvio Amorim.
Vereador Henderson Pinto
Vereador Henderson Pinto
SISTEMA: O vereador Henderson Pinto (DEM) destaca que em relação à questão da água existem duas coisa distintas: a primeira é o sistema existente que apresenta problemas de falta de água em vários pontos da cidade e, que a Câmara está buscando soluções para isso. O segundo é a assinatura da ordem de serviço, onde o vice-governador Helenilson Pontes esteve em fevereiro na Câmara Municipal de Santarém e assinou a ordem de serviço no valor de R$ 94 milhões, para atender a ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade, com a proposta de que no final da obra cerca de 90% das famílias santarenas tivessem água nas torneiras. “Acontece que até o momento ainda não iniciou a obra e nós estaremos em Belém, na próxima terça-feira, com a presidente da Cosanpa, cobrando o início imediato dessas obras de ampliação do sistema, como também providências pro sistema já existente”, adianta o parlamentar, acrescentando que a falta de água é inadmissível.“Vamos cobrar providências, porque aprovamos a concessão da Cosanpa por mais 20 anos e a Câmara de Santarém quer dar esclarecimentos para a população”, avisou Henderson Pinto.
MORADORES RECLAMAM FALTA DE ÁGUA: Djalma Mota, morador da Avenida São Sebastião, entre 7 de Setembro e Moraes Sarmento, no bairro da Aldeia, procurou nossa reportagem para denunciar que já está fazendo duas semanas que não dá água nas torneiras das residências naquele trecho. Ele e outros moradores da área, já procuraram a direção da Cosanpa, mas até agora nenhuma providência foi tomada pela empresa. Djalma Mota e demais moradores, bastante indignados com o descaso do governo, ameaçam interditar a Avenida São Sebastião, com a colocação de pneus velhos, paus e pedras, impedindo o tráfego de veículos naquele trecho, caso o abastecimento de água não seja normalizado.
Por: Manoel Cardoso