quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Municipio e CPH discutem a integração do Terminal Hidroviário

O prefeito Alexandre Von reuniu-se no início da tarde da quarta-feira (03) com representantes da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) para discutir a integração do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas com a infraestrutura urbana. Participaram da reunião o diretor da CPH, Haroldo Bezerra, os secretários Valdir Matias Jr. (Planejamento e Desenvolvimento), Edilson Pimentel (Infraestrutura), a secretária de Mobilidade e Trânsito, Heloísa Almeida e o coordenador de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Dílson Quaresma.
“O projeto é integrar as linhas de ônibus com o Terminal. Da mesma forma como estamos concebendo o projeto em relação ao shopping, porque são equipamentos novos que interferem na mobilidade urbana e exigem um tratamento específico para integrá-los com o transporte coletivo”, explica Alexandre Von.
Além da integração com o transporte coletivo, Prefeitura e CPH também discutiram os acessos às vias no entorno do Terminal. “A CPH nos informou que até o final de outubro será concluído o projeto executivo do Terminal, para que, na nossa expectativa, no primeiro semestre do ano que vem, esse projeto, concluído, seja licitado e contratado para iniciar sua construção em 2015”, informa o prefeito.
Assim que o projeto executivo for concluído serão realizadas novas discussões com a Câmara Municipal, empresas de transporte fluvial, que operam as linhas regionais, estivadores e outros profissionais que têm interesse direto no Terminal.
“Na minha expectativa é uma obra para ser executada em dois anos: no biênio 2015-2016. Assim que o projeto executivo seja concluído você vai saber o valor da obra, para que o Estado possa viabilizar as operações de crédito necessárias para obter os recursos”, observa o prefeito.