quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

STC REPUDIA AÇÃO DE DIRETOR DO LEÃO

Vânia Pereira Maia, diretora do STC, repudiou ação do gerente de futebol do Leão, Hergos Couto

Vãnia Pereira Maia, diretora executiva do STC
Vãnia Pereira Maia, diretora executiva do STC
Em Nota encaminhada à nossa redação, a Diretora Executiva do Sistema Tapajós de Comunicação (STC), Vânia Suely Pereira Maia, repudia de forma veemente a atitude do Gerente de Futebol do São Francisco Futebol Clube, Hergos Couto, que no último domingo, dia 1º de fevereiro, insistiu com voraz desrespeitos que a equipe de jornalismo da Emissora, em especial, a repórter Débora Cibele e o cinegrafista Cléber Vasconcelos, não fizessem uso da cabine de transmissão no estádio Colosso do Tapajós, por ocasião da partida de futebol entre o São Francisco e Castanhal, que terminou em patada em 2 a 2.
De acordo com o Artigo 90 da Lei 12.395 de 2011, “os profissionais credenciados pelas Associações de Cronistas Esportivos, quando em serviço, têm acesso a praças, estádios e ginásios desportivos em todo o território nacional, obrigando-se a ocupar locais a eles reservados pelas respectivas entidades de administração do desporto”. Ou seja, a imprensa tem o direito de trabalhar em coberturas esportivas e a esses profissionais, é garantido um espaço para que possam desenvolver suas funções para os veículos de comunicação – como rádio, televisão, internet e jornal impresso.
Hergos Couto (de boné laranja) e outros diretores só liberam cabine 15 minutos após início do jogo
Hergos Couto (de boné laranja) e outros diretores só liberam cabine 15 minutos após início do jogo
Só que a referida situação que aconteceu no estádio Colosso do Tapajós, na tarde de domingo, vai de encontro a essa determinação legal. Durante a partida entre São Francisco e Castanhal, válida pela primeira rodada do Campeonato Paraense, além do Gerente de Futebol Hergos Couto, outros dirigentes do Leão Azul santareno ocuparam a cabine destinada à TV Tapajós, dificultando o trabalho de cobertura da partida. A equipe da emissora acionou a administração do estádio e após conversar com o presidente do São Francisco, Nerivaldo César, os dirigentes se retiraram do local, passados 15 minutos do primeiro tempo, o que prejudicou o trabalho dos repórteres que fizeram a cobertura do confronto.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
A diretoria da Rádio e TV Tapajós LTDA repudia de forma veementea atitude do Gerente de Futebol do São Francisco Futebol Clube – Sr. Hergos Couto, o qual, no último domingo, dia 01.02.2015, insistiu, com voraz desrespeito, que a equipe de jornalismo da emissora, em especial, a repórter Débora Rodrigues e o cinegrafista Cléber Vasconcelos, não fizessem uso da cabine de transmissão no estádio Colosso do Tapajós, que há 28 anos é utilizada pela emissora nos serviços de comunicação e valorização do nosso esporte. Somente depois de ultrapassados os primeiros quinze minutos da partida entre São Francisco e Castanhal, por lúcida ação do administrador do estádio – Sr. Lúcio Santarém, foi que o Sr. Hergos Couto deixou a cabine de transmissão, a qual estava sendo usada para fins diferentes da missão informativa. Em momento algum a equipe de jornalismo buscou qualquer privilégio, mas sim a garantia de regular utilização do histórico espaço de comunicação, meio útil de produzir qualidade.
Na oportunidade, a emissora expressa a solidariedade aos seus colaboradores Débora Rodrigues e Cléber Vasconcelos, vítimas de tais vaidosos e insustentáveis atos desregrados.
Basilar, que “incumbe ao jornalismo opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão” – Código de Ética.
Santarém/PA, 02 de fevereiro de 2015.
RÁDIO E TV TAPAJÓS LTDA.
Vânia Suely Pereira Maia – Diretora Executiva