quinta-feira, 25 de junho de 2015

ODÍLSON MATOS: SECRETÁRIO DE CULTURA É INCOMPETENTE.

Odilson diz que foi humilhado pelo secretário de cultura Nato Aguiar


Odilson Matos diz que foi constrangido e humilhado pelo secretário de cultura Nato Aguiar, ao ter seu nome e de outros artistas consagrados excluídos de show em Santarém
Odilson Matos diz que foi constrangido e humilhado pelo secretário de cultura Nato Aguiar, ao ter seu nome e de outros artistas consagrados excluídos de show em Santarém
O músico e advogado Odilson Matos, em entrevista exclusiva à nossa reportagem, denuncia que foi constrangido pela coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), durante as comemorações dos 354 anos de fundação do município de Santarém. Ele conta que foi convidado para participar do show denominado “Canta Santarém”, que aconteceu na semana passada, porém, após ter ensaiado vários dias para o evento, foi comunicado dois dias antes que não iria mais participar do espetáculo, juntamente com outros artistas locais.
“Foi um sofrimento, porque a gente não esperava uma situação dessas e nunca pretendi ser nada na cultura musical e sempre fiz tudo de graça, dando para a cultura santarena tudo aquilo que eu pude dar. Inclusive, modéstia à parte, implantei a cultura musical em Santarém. Então, da forma como eles me despacharam, via mensagem de celular, recado ou até constrangendo as pessoas na Secretaria de Cultura passou dos limites, como foi o caso da Diane Freire com o Ray Brito. Tudo isso machucou muito”, reclama Odilson Matos.
Ele revela que a atual coordenação cultural de Santarém diz que ao longo do tempo se faz necessário fazer uma renovação, mas segundo Odilson, essas pessoas que vão renovar, vão cantar as músicas que foram gravadas por artistas mais experientes. “Sou um dos maiores intérpretes do Maestro Isoca. Isso nos constrangeu da maneira violenta como fomos tratados porque somos homens públicos, temos discos gravados e fizemos essa cultura santarena”, declarou Odilson Matos.
Para ele, o secretário Municipal de Cultura, Nato Aguiar, é incompetente e não conhece nada da cultura de Santarém. “Aí vem um cara de fora da região, que não conhece nada de nossa cultura e, coloca outras pessoas de fora para trabalhar com ele. São todos incompetentes, porque não conhecem nossa cultura, nos humilharam e nos constrangeram dessa forma. Eles mudaram o show muitas vezes de lugar para tentar justificar o erro. Mais ou menos umas dez pessoas foram humilhadas dessa forma”, denuncia Odilson Matos.
Segundo ele, os cantores novos que surgiram ultimamente todos cantam músicas antigas, como “Poema de Amor”, “Terra Querida” e “Canção da Minha Saudade”. “Eles cantam essas músicas que eu gravei do Isoca e o Ray Brito gravou, também. Agora, querem renovar cantando as nossas músicas. Eles não têm outra música pra cantar e não sabem também”, argumenta Matos.
Inconformada com o problema, na semana passada, uma cantora registrou um Boletim de Ocorrência, na 16ª Seccional da Polícia Civil, para tomar algumas providências em relação à humilhação que os músicos passaram. Ela também foi dispensada da apresentação do show “Canta Santarém”.
“Eu primeiro estou dando conhecimento por ser um homem público. Quem despachou os músicos foi o coordenador Rick Miranda e ele falou em nome do secretário Municipal de Cultura, Nato Aguiar”, disse Odilson Matos, acrescentando que foi um constrangimento a maneira como eles agiram para dispensar os artistas, às vésperas do evento, depois de muitos cantores terem ensaiado e outros terem se comprometidos a participar do show.
“Já haviam emitido um documento com a ordem de apresentação dos músicos e às vésperas dispensaram muito gente, alegando que haviam mudado a maneira de trabalho da coordenação e disseram que eu estava fora. Um cara desses precisa ter o chão e o prestígio que a sociedade me deu ao longo de todos esses anos atuando na cultura de Santarém e isso deve ser respeitado!”, informou Odilson Matos.
Inconformado com a falta de cordialidade por parte do secretário Nato Aguiar, o músico Odilson Matos revelou na manhã de terça-feira, 23, à nossa reportagem, que preparou uma documentação e enviou para a 16ª Seccional da Polícia Civil, para servir de base para um Boletim de Ocorrência e uma cópia para a mesa diretora da Câmara Municipal de Santarém, para que a Casa de leis tome providências diz respeito aos problemas que vários artistas passaram nas comemorações do aniversário de Santarém.
Odilson Matos e Ray Brito, dois ícones da música santarena e que foram menosprezados pelo secretário Nato Aguiar, fizeram parte do conjunto musical “Os Hippies”, que fez muito sucesso nas décadas de 70 e 80 em Santarém, no Pará e, porque não dizer no Brasil. Odilson Matos também gravou um disco compacto simples, em 1979, com as músicas “Um Poema de Amor”, “Piracaia”, “Vício” e “Inferno”. A música “Um Poema de Amor”, composta pelo maestro Isoca, estourou no Brasil inteiro e fez parte do disco “O Passado É Uma Parada”, no ano de 1983, junto com outras músicas, como “Contigo ao sol” – Bob Lin; “Sombras” – José Augusto; “O Milionário” – Os Incríveis; “Devolva a passagem” – Miltinho Rodrigues; “Faça alguma coisa pelo nosso amor” – Os Vips; “Ritmo da chuva – Demétrios; “Não te esquecerei” – Tony Fraga; “Longe de mim” – Reginaldo Rossi; “A diligência” – Sérgio Murilo; “Lílian” – Nilton Cesar e “A Distância” – Os Brasas.
 A ausência de Odilson Matos, Ray Brito e Diane Freire no show “Canta Santarém” foi questionada por centenas de pessoas que iriam prestigiar o evento, mas deixaram de comparecer ao Centro Recreativo, após terem sido informadas de que os artistas não iriam mais participar do evento, porque haviam sido dispensados pela Secretaria Municipal de Cultura. Quem compareceu ao show questionou a ausências dos artistas consagrados da música santarena. O secretário foi questionado por algumas pessoas, mas não quis falar sobre a situação.
O SHOW: A 7ª edição do show “Canta Santarém” aconteceu no último sábado, 20, no Centro Recreativo, onde reuniu 11 artistas da região e fez parte da programação do aniversário de 354 anos de Santarém. A entrada foi gratuita e iniciou às 21h. Segundo a coordenação, o objetivo foi reunir, divulgar e valorizar o trabalho dos artistas da região.
O show Canta Santarém é realizado desde 2009 no Município. A coordenadora do evento, Monique Paixão, informou que o show reuniu em sua maioria jovens cantores e compositores  que vêm se destacando no cenário musical. “Esse ano, o evento buscou dar oportunidade para os jovens cantores. Eles homenagearam grandes artistas da música santarena”, destacou Monique Paixão.
O repertório foi composto por canções que homenagearam a cidade, entre elas, “Pérola do Tapajós”, “Um poema de amor”, “Peixaria na Praia”, “Lenda do Boto”, “O melhor de Santarém”, “Canção da Minha Cidade”. Ao final do show, os artistas cantaram juntos a canção “Dança da Mata” do cantor e compositor Beto Paixão.
Fonte: RG 15/O Impacto