quarta-feira, 1 de julho de 2015

DC ORIENTA COMUNIDADE SOBRE PREVENÇÃO DE RISCOS

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) iniciou na segunda-feira (29), uma série de reuniões em bairros de Santarém para orientar a comunidade e os agentes comunitários de saúde sobre a necessidade da adoção de medidas preventivas para evitar situações de risco, principalmente no período chuvoso.

De acordo com Darlison Maia, nos encontros a Defesa Civil aproveita para esclarecer quais as competências do órgão. “No dia a dia do trabalho da Defesa Civil a gente acaba recebendo muitos chamados para atender demandas das áreas de infraestrutura e saúde, por exemplo, que não são de responsabilidade da COMDEC. Se abre uma cratera numa rua chamam a Defesa Civil; se tem uma construção irregular, chamam a Defesa Civil. Essas são questões inerentes à infraestrutura urbana”, explica.
Os agentes comunitários de saúde que são as pessoas que estão diariamente visitando os domicílios dos bairros onde atuam estão sendo orientados a informar aos órgãos da administração pública situações que podem ser contornadas e evitar danos futuros à comunidade de um modo geral.
“Se o ACS observa que estão construindo, por exemplo, um condomínio e que não há sumidouro, significa que a água será despejada na rua e num futuro próximo essa água abrirá uma vala. Se os órgãos competentes forem avisados a tempo de tomar as providências cabíveis, esse é um problema que será evitado. Se o ACS observa que uma construção está sendo feito em área de risco, próximo a encostas, por exemplo, ele pode avisar a Seminfra. Se a administração pública puder evitar que os problemas se instalem, os riscos de acidentes e danos para a comunidade serão reduzidos”, enfatiza Darlison Maia.

Na segunda-feira a reunião aconteceu no bairro da Matinha, e nesta terça-feira (30), foi a vez da comunidade do Maracanã. Na quinta-feira, os agentes da COMDEC reunião pela manhã, com os moradores de Santana e na sexta-feira, no bairro Uruará.