quinta-feira, 2 de julho de 2015

LIXO E MATO = BAIRRO DO AEROPORTO VELHO

Lixo e mato predominam em área no bairro do Aeroporto Velho

Terreno está abandonado e se transformando em um lixão a céu aberto


Terreno vira lixão no Aeroporto Velho
Terreno vira lixão no Aeroporto Velho
Moradores do bairro do Aeroporto Velho, em Santarém, Oeste do Pará, próximo a área central da cidade, denunciam o lixão que foi criado no antigo terreno pertencente ao 8º BEC, doado em 2011 à Prefeitura Municipal de Santarém, para construção de moradias e outras benfeitorias para atendimento à população.
Todos os dias é grande o movimento de entrada e saída de veículos que despejam resíduos no local, principalmente carros particulares que despejam todos os tipos de lixo, desde sobra de materiais usados na construção civil a galhos e troncos de árvores, sucatas e até lixo doméstico e restos de animais.
“Quando chega a noite, não conseguimos nem dormir, porque com o acúmulo de diversos materiais, entre eles restos de madeiras, os carvoeiros utilizam a área para produzir carvão, gerando um grande volume de fumaça que prejudica nossa saúde”, declarou José Evandro Cunha, que reside próximo ao local.
Já para Maria do Socorro Moraes, alguns moradores são obrigados a jogar seu lixo na área, porque o carro de coleta não passa na rua de suas residências. “Estamos aqui correndo todo tipo de risco, esse lixo acumulado atrai ratos, baratas e outro insetos que acabam chegando às residências. Nossas crianças não podem nem brincar no quintal, pois correm o risco de contraírem alguma doença”, denuncia a moradora.
Nossa equipe de reportagem esteve no local, e constatou o estado de abandono no qual aquela grande área se encontra, mesmo sendo objeto de um dos maiores investimentos em moradia popular que o Município já recebeu, pois abriga também a abandonada obra do Conjunto Residencial Moaçara, financiada pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
INCÊNDIO NO LIXÃO NO AEROPORTO VELHO: No último domingo (28/06) homens do Corpo de Bombeiros foram acionados para apagar um incêndio que estava acontecendo em um terreno conhecido como Lixão do Aeroporto Velho, próximo a obra abandonada do Projeto Minha Casa Minha Vida. Moradores que residem próximo ao terreno que pertencia ao 8º BEC disseram que o incêndio começou por volta das 20 horas e o fogo se alastrou rapidamente, levando medo a todos que possuem residência próxima ao local. Por sorte, os homens do Corpo de Bombeiros agiram com eficiência e conseguiram apagar o incêndio.